Viagora

Governadores do Nordeste entregam reivindicações a Bolsonaro

Durante uma reunião realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, os governadores dos estados da Região Nordeste entregaram uma carta com reivindicações ao presidente Bolsonaro.

Os governadores dos estados que compõem a região Nordeste se reuniram, nessa quinta-feira (09), com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na oportunidade, os gestores entregaram uma carta com os pleitos nordestinos para o presidente, com dois eixos principais: educação e infraestrutura.

De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias, na Carta dos Governadores do Nordeste os gestores solicitam um cronograma para a renovação e ampliação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); criação de um grupo de trabalho para negociação em razão de condenações judiciais sobre diferenças do Fundef devidas pela União aos estados; revisão dos cortes anunciado nas universidades e institutos federais e a retomada de obras para aceleração do crescimento econômico e a geração de emprego e renda.

  • Foto: Divulgação/CCOMFórum de Governadores em BrasíliaO governador do Piauí, Wellington Dias, também esteve presente à reunião com o presidente Bolsonaro.

“Temos uma posição firme do Nordeste em defesa de um cronograma para renovação do Fundeb. Financeiramente é muito mais importante para os municípios, porque o Estado é o repassador. Solicitamos uma minuta, já que o fundo tem validade até o próximo ano para que tenhamos logo uma solução, o mais breve possível”, comentou Wellington.

Os governadores do Nordeste também se posicionaram quanto ao corte de 30% nos recursos das universidades federais e solicitaram uma revisão por parte do governo federal da decisão. “É um prejuízo muito grande para o Brasil e para o Nordeste. Na hora da dificuldade, garantir, pelo menos, aquilo que já estava programado”, disse Dias.

Na área da infraestrutura, os governadores entendem como extremamente necessária a retomada de obras para garantir emprego e renda. “O ministro Paulo Guedes vai se reunir com os secretários de Fazenda dos estados para tratar do Plano Mansuete, uma política de crédito para os estados tendo como meta o superávit, definindo a capacidade de investimento e o diálogo sobre a sessão onerosa e bônus de assinatura”, comentou o chefe do Executivo piauiense.

Além de Wellington Dias, assinaram a carta os governadores Camilo Santana (Ceará), Paulo Câmara (Pernambuco), Renan Filho (Alagoas), Belivaldo Chagas (Sergipe), Flávio Dino (Maranhão), João Leão (vice-governador da Bahia), João Azevedo (Paraíba) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte).

Facebook
Veja também