Viagora

Governadores pedem apoio ao Itamaraty para investimentos na Europa

Segundo o governador Wellington Dias, foi solicitado o apoio do Itamaraty junto a pautas de atração de investimentos pois, na próxima semana, pela primeira, os noves governadores nordestinos.

O governador Wellington Dias participou de audiência com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, nesta terça-feira (12). Na ocasião, também estavam presentes os governadores da Bahia, Rui Costa; de Pernambuco, Paulo Câmara; e do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Segundo o governador, foi solicitado o apoio do Itamaraty junto a pautas de atração de investimentos pois, na próxima semana, pela primeira, os noves governadores nordestinos, através do Consórcio Nordeste, estarão na Europa para apresentar os potenciais da região para investidores.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíGovernadores do NordesteGovernadores do Nordeste

“Vamos levar o mapa de oportunidades do Nordeste para pessoas que já investem no país. Queremos ampliar os investimentos, pois nossa meta é acelerar o crescimento e garantir a geração de emprego e renda”, diz Welligton. O chefe do executivo piauiense afirmou que as áreas com maior enfoque serão Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas, Energias Renováveis e Turismo.

Nesta agenda europeia, segundo o governador, é importante ter a parceria do Itamaraty e o trabalho integrado com as embaixadas. “Nosso propósito é ajudar o Brasil, através do Nordeste”, declarou.

De acordo com o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, a comitiva do Consórcio Nordeste vai trabalhar a agenda empresarial na Europa e buscar atração de investimentos para região, daí ser importante o apoio do Ministério das Relações Exteriores. O governador pernambucano Paulo Câmara destacou a importância da união de forças entre Brasil e Nordeste para essa agenda. “Independente da crise que passa o Brasil, o Nordeste tem muito potencial, mão de obra qualificada e força de vontade para trabalhar”, disse.

O presidente do Consórcio Nordeste, o governador Rui Costa, diz que, nesta primeira semana, os nove representantes visitarão a França, a Itália e a Alemanha. Em outra data, serão incluídas a Espanha e China. “Reforçamos a importância do Itamaraty, pois vamos representar o Brasil, defendendo o Nordeste e chamando a atenção para as grandes oportunidades da região. Então, viemos reforçar o convite para que o Itamaraty se faça presente, pois o foco será a atração de investimentos para o país”, ressaltou.

Mais conteúdo sobre:

Wellington Dias

Facebook
Veja também