Viagora

Governo decreta estado de emergência em Lagoa do Piauí

Nesta segunda-feira (8), o governo do estado decretou emergência zoosanitária no município em ocorrência de peste suína clássica

Nesta segunda-feira (8), o governo do estado decretou emergência zoosanitária no município de Lagoa do Piauí, em função da ocorrência de peste suína clássica. Medidas específicas para a contenção e eliminação do agente viral estão sendo tomadas para evitar a disseminação a outras áreas do Estado.

Dessa forma, ficam interditadas todas as propriedades rurais e outros estabelecimentos com suínos e produtos que representem risco para manutenção ou difusão da doença localizados na área de emergência zoossanitária de onde está proibida a saída de suínos e demais produtos de risco. Já a movimentação de animais e produtos deverá ser regida por normas e procedimentos estabelecidos pela equipe técnica instituída para execução das operações de campo. 

  • Foto: Divulgação/CCOMO Governo decretou estado de emergênciaO Governo decretou estado de emergência

Segundo o veterinário e fiscal agropecuário, Idílio Moura, gerente de defesa sanitária animal da ADAPI, as ações para debelar o foco da peste suína tiveram início no domingo (7). "Além de interdições das propriedades e controle do trânsito de animais, as medidas incluem investigação epidemiológica nas propriedades circunvizinhas e sacrifício sanitário de todos os suínos do foco. Será um processo contínuo que durará cerca de 30 dias ou mais, até ter a certeza de que o vírus foi erradicado", afirma.

Idílio Moura ressalta que a doença é transmitida por um vírus altamente contagioso, mas que afeta somente suínos e javalis, não o ser humano, portanto não há perigo no consumo da carne suína. Ele ainda enfatiza que o prejuízo é econômico por conta do trânsito de animais, uma vez que suínos com esta condição não podem ser comercializados do Piauí para outros estados.

Os animais acometidos com peste suína apresentam os sintomas de febre alta, mortalidade elevada, principalmente entre suínos jovens, manchas avermelhadas no corpo, conjuntivite, diarreia e paralisia dos membros.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Facebook
Veja também