Viagora

Governo descarta prorrogar auxílio e irá ampliar Bolsa Família

Para assistir esses trabalhadores informais, a aposta do governo é implementar medidas de inserção no mercado de trabalho, como por exemplo, a Carteira Verde e Amarela.

Segundo levantamentos do Ministério da Economia, o governo Bolsonaro deve incluir cerca de 6 milhões de pessoas no programa Bolsa Família após o fim do auxílio emergencial, medida implementada durante a pandemia da Covid-19. Atualmente, 14,2 milhões de famílias recebem o benefício.

O governo não trabalha com a hipótese de uma nova extensão do auxílio emergencial, por isso essa foi a alternativa encontrada para o fim do benefício. No entanto, a medida deixará boa parte dos trabalhadores informais que dependeram do auxílio durante a pandemia sem cobertura.

Para assistir esses trabalhadores informais, a aposta do governo é implementar medidas de inserção no mercado de trabalho, como por exemplo, a Carteira Verde e Amarela, que promove a desburocratização e o barateamento das contratações.

A criação de um programa mais robusto, Renda Cidadã, ou Renda Brasil, ainda pode ser discutida pelo Congresso, mas ainda não há um desenho para o novo programa. O presidente Bolsonaro não aceitou propostas que mexeriam em outros benefícios para criar o novo programa e prometeu "cartão vermelho" para quem tocasse no assunto.  

Facebook
Veja também