Viagora

Governo do Estado propõe aumento de 10% para professores da Uespi

A proposta é de que o aumento seja escalonado: 5% de incremento no mês de agosto e 5% no mês de dezembro.

O Governo do Estado propôs aumento linear de 10% para os professores da Universidade Estadual do Piauí durante reunião na tarde desta quinta-feira (9), no Palácio de Karnak, entre o governador Wilson Martins e representantes da Associação dos Docentes da Uespi e da administração superior da instituição. O impacto do aumento é de aproximadamente R$ 500 mil mensais. O Governo também propôs um plano quadrienal que prevê aumento de 40% entre 2012 e 2015.

A proposta é de que o aumento seja escalonado: 5% de incremento no mês de agosto – dentro do aumento geral de servidores públicos estaduais já anunciado pelo governador; e 5% no mês de dezembro. Durante a reunião, o governador Wilson Martins comprometeu-se em oficializar a proposta, que deverá ser apreciada em assembleia da categoria na próxima segunda-feira.

“Esse aumento é o que podemos dar dentro das implicações da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas nos propomos a receber uma contraproposta. A categoria pode estabelecer a melhor forma de concedermos esse aumento dentro desse valor. Se a melhor forma for dar um percentual de aumento maior para quem está começando, vamos conversar sobre isso”, comentou o governador Wilson Martins.

O governador propôs ainda um aumento acumulado de 40% para os anos de 2012, 2013, 2014 e 2015 (10% a cada ano), a ser pago de forma também escalonada: 5% nos meses de agosto e 5% nos meses de dezembro.

Durante a reunião, foram discutidas ainda questões relacionadas a investimentos em infraestrutura e recursos humanos na Uespi. “Hoje a Uespi tem obras em todos os seus campi; contratamos professores e servidores efetivos e pela primeira vez na história a Uespi tem mais professores efetivos que substitutos; o orçamento da Uespi vem crescendo a cada ano o dobro do crescimento da Receita Corrente Líquida do Estado; autorizamos a construção do restaurante universitário do Torquato Neto. Esse é um momento de grandes investimentos na Uespi”, ressaltou o governador.
Facebook
Veja também