Viagora

Governo do Piauí afirma que Barragem do Bezerro será restaurada

A previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda no início do mês de janeiro do próximo ano.

O Governo do Estado do Piauí informou na manhã desta segunda-feira (12), que a Barragem do Bezerro, localizada na cidade de José de Freitas, poderá receber uma restauração definitiva através de recursos do estaduais e do Ministério da Integração Nacional.

A previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda no início do mês de janeiro do próximo ano. A barragem ameaçou romper após o aumento das chuvas no estado em abril deste ano, causando mobilização do estado, que realizou reparos no local afim de garantir a segurança dos moradores da região.

Geraldo Magela, diretor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), relatou que caso os recursos para a restauração não sejam liberados pelo Ministério da Integração, o governo vai investir recursos próprios na obra. “Realizamos as ações emergenciais e hoje o local não oferece riscos. Logo em seguida, elaboramos um projeto que foi assinado pelo governador Wellington Dias. Ele foi enviado em junho ao Ministério da Integração Nacional. Estamos ainda no aguardo da liberação de recursos para recuperação total da barragem”, disse.

O estado também relatou que também vai dar uma atenção especial para a Barragem do Emparedado, localizada em Campo Maior; a Barragem Petrônio Portela em São Raimundo Nonato e para a Barragem Pedra Redonda, em Conceição do Canindé.

Em outubro, o governador Wellington Dias relatou que as obras da nova Barragem de Algodões, em Cocal, poderão ser iniciadas ainda este ano, pois já existe uma promessa de inclusão da construção no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Facebook
Veja também