A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou a compra de 202.682 testes rápidos para detectar a presença do novo coronavírus, nessa sexta-feira (4).
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destacou que os testes serão entregues para os hospitais da rede estadual de saúde e para o Programa Busca Ativa, para que possa diagnosticar e tratar a Covid-19.
A Sesapi abriu um processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, para aquisição de 1.577.879 milhões de testes rápidos, que serão fornecidos de acordo com a demanda.
O estado do Piauí é o segundo do Brasil a testar a população, na Pandemia da Covid-19, divulgada, pelo IBGE. Os dados mostram que 19,4% dos piauienses realizaram algum teste de diagnóstico da doença. Somente o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) foram contabilizados 103.918 exames RT-PCR, e já foram feitos 312.103 mil testes rápidos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a realização de testes é uma das estratégias mais eficientes para se combater o contágio da doença. E ações como as do Programa Busca Ativa, que testa as pessoas que moram com casos confirmados do novo coronavírus, tem tido êxito no controle da transmissão no Piauí.