Viagora

Governo do Piauí não cumpre acordo e professores continuam greve

Profissionais em educação básica reivindicam reajuste retroativo nos salários e melhorias estabelecidas em acordo judicial firmado com o Governo do Estado.

Nesta terça-feira (21), a greve dos trabalhadores em educação do Estado do Piauí completa 75 dias. Em assembleia geral no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí (Sinte-PI), a categoria aprovou em unanimidade a continuidade da greve e a realização de um acampamento na Praça da Liberdade, em frente ao Palácio de Karnak, no Centro de Teresina.

  • Foto: Divulgação/AscomSinte-PI realiza caminhada até o Karnak.Greve dos professores já dura 2 meses e a categoria cobra cumprimento de acordo estabelecido com o Governo do Estado.

A categoria reivindica reajuste nos salários, assim como melhorias nas estruturas das escolas públicas estaduais e que o Governo do Estado cumpra com acordo estabelecido em juízo em março deste ano.

Os trabalhadores querem reajuste de 6,81% e que seja garantida a aplicação do reajuste no mês de setembro de 2018, no percentual 3,95% em favor dos servidores administrativos da educação estadual, bem como que os reajustes sejam estendidos aos aposentados e pensionistas.

Em áudio divulgado nas redes sociais, a categoria exige o pagamento imediato do reajuste retroativo nos salários e afirma que só retornarão à sala de aula quando assim for feito. “Se o governador do Estado não tivesse feito tratativas e tivesse cumprido com o acordo, com certeza essa greve já teria acabado e a situação seria outra. Mas a categoria não acredita mais no governador”, relatou a presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida.

Os trabalhadores seguem em manifestação em acampamento instalado em frente ao Palácio de Karnak, sede do Executivo estadual. Intitulado de “Acampamento da Resistência”, os trabalhadores iniciam suas atividades a partir das 8h e segue em acampamento até às 17h.

Confira o áudio na íntegra da presidente do Sinte-PI Paulina Almeida

Facebook
Veja também