Viagora

Governo do Piauí realiza ações para prevenção do suicídio

A iniciativa do governo inclui qualificações nas áreas de Saúde e Educação.

Em consideração ao dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, Governo do Estado do Piauí, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, desenvolveu um conjunto de ações a serem implantadas e desenvolvidas para a prevenção do suicídio e a valorização da vida.

O estado já desenvolveu o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio e ançou uma programação que começa neste domingo (10) e que inclui capacitações e qualificações de profissionais na área de educação e saúde, mesas redonda, debates e outras atividades voltadas para a promoção do bem-estar mental.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, haverá uma capacitação de profissionais que atuam na Rede de Urgência e Emergência. A capacitação será realizada entre os dias 21 e 22 de setembro, devendo ser qualificados mais de 60 profissionais. “Com essa capacitação, que envolve telefonistas e médicos, os profissionais terão acesso ao protocolo de assistência, como encaminhar o paciente que fez tentativa, além de prestar o atendimento aos familiares”, relatou Florentino Neto.

  • Foto: Divulgação/Governo do EstadoGoverno realiza diversas ações para valorização da vida no setembro amarelo.Governo realiza diversas ações para valorização da vida no setembro amarelo.

Outra capacitação na saúde será a dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), composto por mais de 60 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no Piauí, Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), da Estratégia Saúde da Família, em todo o estado do Piauí. O Piauí possui mais de 60 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Em caso de crise ou tentativa de suicídio, o paciente deve ser encaminhado a um hospital geral, uma vez que ele entra como uma urgência clínica por uso de medicação ou outro instrumento lesivo, ele vai receber primeiramente os cuidados clínicos e posteriormente os cuidados.

O Hospital Areolino de Abreu é responsável por realizar o atendimento de urgência e emergência, quando o paciente precisa de cuidados psiquiátricos. Funcionando 24 horas, o hospital mantém plantonistas diariamente, além de ter o atendimento ambulatorial com psiquiatra e psicólogos.

A rede pública estadual de ensino vai contar com uma qualificação para profissionais da área estarem mais atentos aos comportamentos autolesivos, depressão, violências, bullying e alterações bruscas de comportamento, geralmente relacionados ao uso de álcool e outras drogas. A família também participa do processo, com a realização de palestras e diálogos sobre a prevenção ao suicídio.

Suicídio no Jornalismo

Os profissionais da área de comunicação serão orientados sobe como noticiar o suicídio. “A comunicação responsável, sem sensacionalismo, mostrando onde as pessoas podem buscar ajuda, é um dos caminhos para evitar o contágio. Pois quando se mostra o método utilizado, em que circunstância o suicídio ocorreu, aquela pessoa que esteja num momento de grande vulnerabilidade, pode recorrer ao suicídio como forma de acabar com o sofrimento”, explica a diretora clínica do Hospital Areolino de Abreu, a psiquiatra Krieger Olinda.

Confira a programação

10 de setembro
- Caminhada pela Vida, a partir das 18h, com concentração na avenida Raul Lopes, em frente ao edifício Eurobunisses. Realização: CVV

13 de setembro
Seminário Municipal de Promoção à Vida, em União. Realização: Prefeitura Municipal de União.

14 de setembro
- Mesa redonda: Valorização da vida: Prevenção ao suicídio, a partir das 18h30, no Centro de Ensino Unificado do Piauí – CEUPI.

16 de setembro
- Workshop - Suicídio: vamos prevenir?, das 8h às 12h. Realização: Sindicato dos Médicos do Piauí(SIMEPI).

21 de setembro
- Capacitação dos profissionais que atuam na Rede de Urgência e Emergência, da Central de Regulação.

Data a definir
- Lançamento da cartilha Suicídio: Conhecer para cuidar, com palestra sobre prevenção e posvenção ao suicídio. Realização: Secretaria de Estado da Saúde.

Facebook
Veja também