Viagora

Governo estuda proposta para que mães se aposentem mais cedo

A equipe econômica deve incluir na proposta que será apresentada ao Congresso uma regra que garantirá que elas se aposentem mais cedo

A reforma Previdência pode contar com um dispositivo voltado  às mulheres que são mães exclusivamente. A equipe econômica deve incluir na proposta que será apresentada ao Congresso uma regra que garantirá que elas se aposentem mais cedo, as informações são do O Globo.

Segundo a reportagem, uma das ideias em discussão prevê que o número de filhos seja considerado na hora de fazer o cálculo para a aposentadoria. Sendo assim, quem tem dois filhos, por exemplo, poderia se aposentar dois anos antes que o tempo mínimo exigido para os trabalhadores de forma geral.

Esta compensação às mães acabaria com a necessidade de diferenciar homens e mulheres na regra da idade mínima. Na proposta que está tramitando na Câmara, homens se aposentariam com 65 anos e as mulheres com 62, segundo a reportagem.

Proposta

Para a equipe do Governo a reforma da Previdência proposta, igualaria os critérios de aposentadoria para homens e mulheres, mas prevê um valor de benefício para as mães. De acordo com os autores, seria uma forma de reconhecer as dificuldades as mães enfrentam no mercado de trabalho.

Facebook
Veja também