Viagora

Governo irá discutir sobre inteligência artificial em pesquisa

Estão sendo analisadas as experiências de quase 30 países. Após a consulta pública, a estratégia será publicada como uma política nacional para o setor.

Com o objetivo de colher opiniões de empresários e gestores públicos sobre quais políticas públicas devem ser adotadas pelo Estado para o uso da inteligência artificial, o governo federal deve lanças até o fim do ano consultas públicas.  A estratégia está sendo elabora pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC).

  • Foto: Divulgação/MCTICFachada do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.Fachada do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Durante a 5ª Semana de inovação, a representante do MCTIC, Karla Cavalcante, informou que estão sendo analisadas as experiências de quase 30 países. Após a consulta pública, a estratégia será publicada como uma política nacional para o setor.

“Estamos cada vez mais colocando órgãos e entidades privadas. A tendência é que cada vez mais a gente vá construindo esse documento com todo mundo. E a consulta pública vai dar oportunidade para cada profissional ou pesquisador que trabalha com o tema de colocar suas opiniões”, comenta Karla.

Para o representante do Tribunal de Contas da União (TCU), Wesley Vaz, é importante fortalecer a formação das carreiras relacionadas à área. Segundo ele, os egressos dos cursos de ciência da natureza e tecnologia são 8% menores do que a média da organização – dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O chefe de Inteligência artificial da empresa Neoway, Ricardo Fernandes, fala que faltam trabalhadores com qualificação na área de inteligência artificial. “Muitas vezes as empresas ficam brigando por poucos engenheiros. E outros acabam saindo do país, pois recebem em outra moeda e ganham benefícios”, comentou.

Facebook
Veja também