Viagora

Governo vai antecipar feriado do Dia do Piauí para próxima quinta

Wellington Dias também irá determinar ponto facultativo nesta sexta-feira (19), em todo o estado.

Nesta segunda-feira (15), o Governo do Piauí informou que pretende antecipar o feriado estadual do Dia do Piauí, comemorado no dia 19 de outubro, para a próxima quinta-feira (18).

O projeto de lei foi enviado à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para que o parlamento autorize a antecipação do feriado. A previsão é de que os deputados aprovem o projeto imediatamente, já que a mensagem foi encaminhada à Alepi em caráter de urgência urgentíssima.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíGovernador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

Além disso, o governador Wellington Dias também irá determinar ponto facultativo nesta sexta-feira (19), em todo o estado. De acordo com o secretário de Governo, Osmar Júnior, a medida do governo visa reduzir a circulação de pessoas para barrar a propagação do Coronavírus.

A antecipação de feriados já havia sido adotada em 2020, na primeira onda da pandemia. Vários feriados estaduais foram antecipados para que os funcionários públicos ficassem em casa.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nesta segunda onda da Covid-19, o sistema de saúde do Piauí está à beira do colapso, com várias unidades de saúde públicas e privadas sem vagas em leitos para atender pacientes com a doença.

Segundo Sesapi, o nível de ocupação dos leitos clínicos para a Covid-19 está em 75%, o dos leitos de UTI em 91%. A média móvel de casos no Piauí está em 905 por dia, uma alta de 55% em relação a 15 dias atrás. A média móvel de óbitos está em 23 diariamente, alta de 54% em relação a 15 dias.

Até o momento, mais de 3,6 mil piauienses perderam a vida para a Covid, e mais de 186 mil pessoas no Piauí já foram infectadas com a doença.

Facebook
Veja também