Piauí

Greve dos ônibus: 45 vans circulam diariamente em Teresina

Atualmente os veículos fazem trajetos dos bairros a pontos específicos da capital, como shoppings e o Centro Administrativo.
  • LAÍS VITÓRIA
02/03/2021 17h19 - atualizado

Com a greve dos ônibus que já dura 22 dias, sem previsão de retorno do serviço, o transporte alternativo é mais uma opção para quem precisa se locomover pela cidade.

Atualmente os veículos fazem trajetos dos bairros a pontos específicos da capital, como shoppings e o Centro Administrativo. As linhas que passam pelos shoppings rodam das 5h às 23h enquanto as demais circulam das 5h às 19h.

  • Foto: Divulgação/AscomTransporte alternativoTransporte alternativo

Soma-se a isso uma relação de proximidade maior que acaba se desenvolvendo entre o passageiro e o vanzeiro, a facilidade de as vans pararem em locais próximos à casa dos usuários e a rapidez nas viagens. A população de Teresina tem à sua disposição 45 vans atendendo as quatro regiões da capital. 

“É um transporte essencial, a gente entra como uma opção maior e um custo menor, fora que já tem o Uber, mototáxis. A gente pega o passageiro praticamente na porta da casa, temos flexibilidade de parar em qualquer lugar, além da rapidez, sem contar que cria-se um vínculo entre passageiro e o vanzeiro, uma vez que vemos mais é o dono trabalhando, o filho [do dono], a mulher [do dono], então cria-se aquele elo do passageiro com o vanzeiro por conta disso. Os passageiros esperam a van no horário que já conhecem, torna-se uma relação quase familiar”, diz a diretoria administrativa do Sindicato dos Proprietários Autônomos de Transportes Alternativos de Passageiros do Estado do Piauí (SINTRAPI).

De acordo com o sindicato, todo esse conforto poderia contemplar muito mais a população de Teresina nesse momento de greve se as vans pudessem fazer percurso semelhante aos dos ônibus.

“A nossa intenção é passar cm as vans onde os ônibus passam e dá para a população conforto, levar do bairro para o Centro, para as praças, para a [Avenida] Frei Serafim, ou seja, ter essa flexibilidade completa e não passar somente pelas vias paralelas. As vans querem mais espaço nas rotas principais”.

Confira abaixo a tabela com o total de vans por linha:

- Mocambinho / Alto da Ressurreição - 6 vans

- Santa Maria / Centro Administrativo - 6 vans

- Angelim / Vila Bandeirantes - 6 vans

- Nova Teresina / Macaúba - 6 vans

- Poty Velho / Dirceu II - 6 vans

- Promorar / Satélite - 6 vans

05:00 da manhã até as 19:00

- Bela Vista / Shopping - 4 vans

- Porto Alegre / Shopping - 7 vans

- 05:00 as 23:00 as linhas do Shopping

Mais conteúdo sobre:

Mais na Web