Viagora

Guarda Municipal fecha mais de 3.800 estabelecimentos em Teresina

Os estabelecimentos autuados pela GCM descumpriam o decreto do prefeito Firmino Filho, que suspendeu as atividades comerciais não essenciais durante a pandemia de Covid-19.

A Prefeitura de Teresina informou nessa quarta-feira, 6 de maio, que mais de 3.800 estabelecimentos comerciais foram fechados pela Guarda Civil Municipal nos últimos 45 dias, por descumprirem os decretos que estabelecem as medidas de isolamento social.

Segundo o órgão, fiscalizações diárias estão acontecendo e, somente na manhã da última terça-feira (5), estabelecimentos do Centro da cidade foram flagrados funcionando em desacordo com os decretos. O documento, assinado pelo prefeito Firmino Filho, suspende as atividades comerciais consideradas não essenciais durante a pandemia do coronavírus. O objetivo é minimizar as situações de aglomeração nos centros de comércio e locais públicos.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaMais de 30 estabelecimentos foram fechados na zona Sudeste pela Guarda Municipal e Polícia Militar.Mais de 30 estabelecimentos foram fechados na zona Sudeste pela Guarda Municipal e Polícia Militar.

Ao todo, foram somadas 43 notificações, 37 multas e 14 conduções à Central de Flagrantes. Segundo o comandante da Guarda Municipal, John Feitosa, comerciantes insistem em abrir lojas de forma a driblar o decreto.

“Estamos realizando o fechamento como advertência ao descumprimento do decreto municipal. As equipes de fiscalização irão retornar a estes locais e faremos estas abordagens diariamente enquanto perdurar o decreto, atendendo às denúncias recebidas e também por meio das rondas de nossas viaturas”, explica.

As ações de fiscalização têm sido articuladas entre a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). As equipes são formadas por fiscais da superintendência e por guardas municipais que, além das fiscalizações ao comércio, orientam a população em filas de agências bancárias e lotéricas.

O gestor da Semcaspi, secretário Samuel Silveira, reforça que a contribuição da população é essencial para minimizar os números da doença em Teresina. “No enfrentamento ao coronavírus, o isolamento social é o meio eficaz para o achatamento da curva de proliferação de casos da doença e, consequentemente, contribuir com o sistema de saúde. Por isso, a Guarda Municipal tem sido fundamental para garantia do isolamento social; mas, principalmente, precisamos da contribuição da população”, afirma.

As ações de prevenção da Prefeitura de Teresina foram significativas para a cidade ter o menor índice de contaminação entre as capitais do Nordeste. Para colaborar com o trabalho de fiscalização, a população pode entrar em contato por meio dos telefones 153, (86) 3215-9317 ou (86) 99438-0254 para realizar denúncias anonimamente de estabelecimentos que persistem em funcionar irregularmente durante o período de restrição, além de tirar dúvidas quanto ao decreto. Além destes meios, o aplicativo Colab também está disponível para o recebimento de denúncias.

Facebook
Veja também