Viagora

Guarda Municipal irá reforçar segurança nos parques de Teresina

Os agentes, que já atuam das 7h às 22h, irão intensificar as rondas nos horários com maior fluxo de visitantes.

Para promover mais segurança, a Guarda Civil Municipal de Teresina irá reforçar o policiamento nos parques da capital. Agora, além do patrulhamento preventivo realizado periodicamente, viaturas e motos irão intensificar o monitoramento das áreas.

A medida proposta pela GCM tem como finalidade garantir à população maior segurança na utilização dos espaços públicos, sobretudo nos parques municipais. Com a mudança, os agentes que já atuam das 7h às 22h irão intensificar as rondas durante os horários de maior fluxo dos visitantes, além da ação contar com um empréstimo de R$ 27 milhões da Secretaria Municipal de Cidadania que serão investidos na construção de um Centro de Comando e Controle na capital.

Com a construção do Centro, os parques públicos, as entradas e as saídas da capital ganharão câmeras de alta tecnologia para vigilância e monitoramento digital 24h por dia. O secretário da Secretaria Municipal de Cidadania (Semcaspi), Samuel Silveira, destaca a importância da iniciativa. "Será uma forma de cuidar melhor da cidade combatendo a violência e a criminalidade e contribuindo para a manutenção da segurança e da ordem pública", afirma.  

Com o novo posicionamento, a Guarda vai abrir um concurso público para ingresso imediato de 75 agentes e mais de 400 vagas para cadastro de reserva. A corporação também irá ganhar mais oito veículos nos próximos meses sendo quatro viaturas e quatro motos. “Embora seja uma instituição nova, a Guarda Municipal já assume diversas responsabilidades. Além da preservação do patrimônio e parques, a GCM realiza rotineiramente blitz e operações como o Vila Bairro Segurança, atua na segurança de eventos públicos, além de realizar palestras educativas nas comunidades”, enfatiza o secretário.

Vale ressaltar que a Guarda Municipal possui um canal de atendimento à população também por via telefone, através do número 153. O serviço recebe ligações de telefone fixo, orelhão ou celular gratuitamente.

Facebook
Veja também