Polícia

Guarda Municipal realiza operação Parada Segura em Teresina

Conforme a GCM, ao todo, seis equipes irão atuar no patrulhamento preventivo e segurança das estações.
25/08/2021 10h31 - atualizado

Nessa terça-feira (24), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina assumiu a segurança das estações de ônibus em Teresina e deu início à operação Parada Segura com duração prevista de 90 dias.

Conforme a prefeitura, a definição ocorreu após reunião com o prefeito Dr. Pessoa, o coordenador municipal de Segurança, Nixon Frota e secretários municipais.

  • Foto: Divulgação/GCMGuarda Municipal assume segurança das estações de ônibusGuarda Municipal assume segurança das estações de ônibus

A medida visa a preservação do patrimônio público que vinha sendo alvo de vandalismo. Ao todo, seis equipes da GCM vão atuar no patrulhamento preventivo e segurança das estações.

De acordo com Nixon Frota, foram apresentadas ao prefeito soluções de curto, médio e longo prazo, o que incluem também a realização de um concurso público, como por exemplo, a proposta de instalação de um sistema de videomonitoramento.

“O prefeito Dr. Pessoa autorizou o pagamento das planejadas [compra da folga] para colocar mais efetivo na rua. A partir de hoje estamos assumindo a segurança das paradas de ônibus, o que era de responsabilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). Essa nossa atuação deve durar 90 dias, prazo que foi dado para que a Strans terceirize a estrutura dos terminais e das paradas”, explica.

O coordenador municipal de Segurança conta que levou ao prefeito de Teresina a necessidade de realização de um novo concurso público para aumento do efetivo a 500 guardas municipais. “O concurso seria para, pelo menos, 50 guardas. Acredito que é possível ser feito ainda este ano”, finalizou.

Mais na Web