Viagora

Guedes prevê perda de 300 mil vagas de emprego até o fim de 2020

Segundo Paulo Guedes, a previsão é que até o fim do ano de 2020 sejam perdidos 300 mil empregos, 20% dos empregos que foram perdidos nos anos de 2015 e 2016.

Nesta segunda-feira (23), o ministro da Economia, Paulo Gurdes, afirmou que prevê uma possível desaceleração na geração de empregos até o fim do ano de 2020, e estiva que 300 mil postos de trabalhos sejam perdidos.

As declarações do ministro foram feitas durante o seminário virtual Visão do Saneamento – Brasil e Rio de Janeiro, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e segundo Guedes, a previsão é que até o fim do ano de 2020 sejam perdidos 20% a mais dos empregos que foram perdidos nos anos de 2015 e 2016.

“Nós vamos possivelmente chegar ao final deste ano perdendo 300 mil empregos, que dizer, 20% do que perdemos nos anos de 2015 e 2016. No ano que enfrentamos a maior crise da nossa história, uma pandemia global, vamos perder entre um quinto e um terço dos empregos perdidos na recessão anterior”, afirmou o ministro da Economia.

  • Foto: Divulgação/Agência BrasilPaulo Guedes, ministro da Economia.Paulo Guedes, ministro da Economia

De acordo com Paulo Guedes, o Brasil registrou a criação de 500 mil vagas de empregos no mês de julho, 250 mil em agosto e 313 mil no mês de setembro, mas afirma que não acredita que esse ritmo continue, afirmando ser normal que haja uma desaceleração.

Segundo o ministro, todas as regiões do país e setores econômicos estão criando empregos. “A economia voltou em V como esperávamos. O FMI [Fundo Monetário Internacional] previa uma queda de 9,5% do PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro. Vai ser bem menos que a metade”, disse Guedes.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também