Viagora

Gustavo Montezano é confirmado como novo presidente do BNDES

O nome de Gustavo Montezano, que era secretário adjunto de Desestatização e Desinvestimento, foi confirmado em comunicado oficial do Ministério da Economia.

O Ministério da Economia confirmou, na noite dessa segunda-feira (17), o nome do secretário adjunto de Desestatização e Desinvestimento, Gustavo Montezano, como o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Auxiliar direto do secretário especial de Desestatização, Salim Mattar, Montezano precisará ter a indicação aprovada pelo Conselho de Administração do BNDES. 

  • Foto: Ministério da EconomiaGustavo Montezano foi confirmado como o novo presidente do BNDES.Gustavo Montezano foi confirmado como o novo presidente do BNDES.

Segundo o currículo liberado pelo ministério, Montezano é graduado em engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), mestre em Finanças pelo Ibmec e possui 17 anos de carreira no mercado financeiro. Sócio do Banco Pactual, atuou como responsável pela área de crédito, resseguros e financiamento de projetos, e foi diretor-executivo da área de commodities do banco em Londres.

Otávio Rêgo Barros, porta-voz da Presidência da República, informou que o presidente Jair Bolsonaro reuniu-se com o ministro da Economia, Paulo Guedes, por duas vezes ontem.

Segundo o porta-voz, a substituição de um titular é considerada uma situação normal em função do interesse público e capacidade de colocar os projetos em andamento com vistas a tingir os resultados estabelecidos anteriormente.

“Uma das medidas que se deseja é a devolução dos recursos do banco para o Tesouro Nacional. Além disso, deve aumentar investimentos em infraestrutura e saneamento e ajudar a reestruturar, ‘abrir a caixa-preta do passado’, apontando para onde foram investimentos em Cuba e na Venezuela, por exemplo”, disse Rêgo Barros.

Por meio de seu perfil oficial na rede social Twitter, Bolsonaro também anunciou o novo presidente do BNDES, publicando uma foto de Montezano, juntamente com o currículo dele.

No comunicado, o Ministério da Economia informou que agradece a Joaquim Levy pela dedicação demonstrada no comando do BNDES desde janeiro. Levy renunciou à presidência da instituição financeira no último domingo (16), após críticas do presidente Bolsonaro, que disse a jornalistas que Levy estava “com a cabeça a prêmio há algum tempo”, durante entrevista em frente ao Palácio da Alvorada.

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Ministério da Economia

BNDES

Facebook
Veja também