Viagora

Hemopi promove campanha de doação de sangue nesta terça-feira

Conforme o deputado, a campanha visa conscientizar a população com relação ao tema, além de contribuir com a doação de sangue para que dessa forma possa aumentar o banco de sangue do órgão.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) realizará nesta terça-feira (30), uma campanha de doação de sangue após requerimento do deputado estadual Franzé Silva (PT). A ação acontecerá das 8h às 14h no Salão Nobre Francisca Trindade, situado no primeiro andar da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em Teresina.

Conforme o deputado, a campanha visa conscientizar a população com relação ao tema, além de contribuir com a doação de sangue para que dessa forma possa aumentar o banco de sangue do órgão. Segundo o parlamentar, dados recentes apontam que houve queda nas doações de sangue devido a pandemia da covid-19.

Franzé Silva ainda ressaltou a importância do trabalho executado pelo Hemopi para a conscientização da população quanto a doação de sangue.

“Sangue é vida e milhares de pessoas precisam, todo dia, desse bem fundamental para a nossa saúde e existência. O Hemopi desempenha importante papel na conscientização e coleta de sangue e temos o dever de promover campanhas e incentivar a doação”, declara o parlamentar.

O mês de novembro é marcado pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é comemorado no dia 25 de novembro, e a campanha promovida na Alepi encerra a programação desse mês.

O diretor-geral do Hemopi, Jurandir Martins, ressaltou que as parcerias firmadas entre outros órgãos promove mais doações de sangue para o banco de sangue.

"Nós temos vários parceiros que promovem ações de doação de sangue ao longo do ano tanto em Teresina quanto nas unidades de Picos, Parnaíba e Floriano. Ficamos felizes em receber essa solicitação da Alepi, através do requerimento do deputado Franzé", destaca Jurandir Martins.

Ainda segundo Jurandir Martins, o Hemopi sempre está à procura de estabelecer novas parcerias e de permanecer com as que já foram firmadas para que o objetivo do órgão seja cumprido.

"estamos sempre em busca de novas parcerias e também de estimular as que já existem, buscando nos aproximar mais da sociedade civil, para cumprir, assim, o nosso principal objetivo, que é salvar vidas”, declara.

O diretor-geral do Hemopi afirmou que o mês de novembro é também marcado pelo retorno das coletas de sangue nos municípios, elas estavam suspensas desde março de 2020 quando se iniciou a pandemia.

"Conseguimos retomar as atividades externas nos municípios, mas, por ainda estarmos em um período pandêmico, não será possível atender a todos os pedidos pendentes. Nesse primeiro momento, estamos priorizando as cidades com distância de até 100km da capital", afirma Jurandir Martins.

Para realização a doação é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 kg, estar saudável e alimentado. O doador deve apresentar documento com foto no local da doação.

O local destinado a doação de sangue está adequado as exigências do Hemopi com todos os equipamentos necessários, além de assistência profissional, climatização, e demais serviços para receber os doadores.

Facebook
Veja também