Viagora

HGV realiza mutirão de cirurgias para desafogar HUT em Teresina

Diretor do hospital diz que fila de espera chega a mais de 1500 doentes. Hospital deve estender mutirões para várias áreas médicas.

O maior hospital especializado na rede pública do estado realizou mais um mutirão de cirurgias para diminuir a lista de espera de pacientes no local. De acordo com o médico e diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Carlos Iglézias, foram mobilizados mais de 50 profissionais da saúde.

“O objetivo também é desafogar o Hospital de Urgência de Teresina, o HUT. O número de enfermos no local, ocupando leitos a espera de cirurgia, ainda é muito grande. Precisamos também reduzir a fila de espera do HGV que hoje chega a mais de 1.500 doentes na fila da cirurgia ortopédica”, diz o diretor.

Como a fila é grande, o médico explica que as cirurgias são realizadas após uma avaliação dos médicos. “É dado prioridade aos casos mais complexos e também os mais antigos. Estamos intensificando os esforços para diminuir para o menor possível o tempo de espera dos enfermos”, explica.

Para Carlos Iglézias é necessário medidas mais enérgicas e eficientes para diminuir o número de acidentes. “As pessoas são imprudentes no trânsito, conduzem veículos sem habilitação ou embriagados. Todos os dias o HUT recebem pacientes vítimas de acidente por ter ingerido álcool. É preciso medidas urgentes, seja campanhas ou fiscalização mais rígida para evitar que os hospitais lotem por causa deste tipo de caso”, afirma.

Segundo o diretor, o HGV deve realizar ainda mutirões com cirurgias oftalmológicas e otorrinolaringologia.
Facebook
Veja também