Viagora

HGV receberá mais dez leitos de UTI para tratamento da Covid-19

Segundo a Fepiserh, a abertura dos novos leitos, acontece em um momento que o Estado tenta evitar um colapso de seu sistema de saúde.

Nos próximos cinco dias, a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) deve implantar mais dez leitos de UTI para tratamento da Covid-19, no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Esta é a segunda ampliação de leitos que a Fepiserh faz nos últimos 15 dias. Com as novas unidades anunciadas, o número de UTIs Covid-19 no hospital será ampliado para 50. 

Segundo a Fepiserh, a abertura dos novos leitos, acontece em um momento que o Estado tenta evitar um colapso de seu sistema de saúde, com um aumento considerável no número de casos positivos e de mortes por causa da pandemia.

O diretor do HGV, Osvaldo Mendes, explicou que o hospital está aguardando a habilitação dos leitos por parte do Ministério da Saúde, mas já está preparando a infraestrutura necessária para a implantação.

“Além da estrutura, estamos com a equipe formada de médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas para atuar nessas novas unidades que chegam para atender a necessidade do estado”, explica do diretor.

O presidente da Fepiserh, Ítalo Rodrigues, destaca o esforço que foi feito para ampliar o número de leitos, em uma ação que ele classifica como complexa.

“É uma operação difícil porque exige uma equipe médica multidisciplinar com experiência em medicina intensiva e cuidados intensivos. Além desses recursos humanos, são necessários equipamentos como ventiladores, monitores, bombas de infusão e insumos que estão cada vez escassos no mercado”, explicou o presidente.

Facebook
Veja também