Viagora

Horário ampliado teve mais de 500 mil atendimentos nas UBS de Teresina

A capital tem 60 Unidades Básicas de Saúde, funcionando no meio da semana de 7h às 19h sem interrupções com profissionais de plantão.

Dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), revelam que, mesmo diante da pandemia de Covid-19, a Atenção Básica em Saúde tem apresentado números crescentes de consultas médicas e de enfermagem.

Em Teresina, o horário de 60 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), foi ampliado, o que facilitou o acesso da população.

O diretor da Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, explica que agora, funciona de 7h às 19h sem interrupções, com profissionais de plantão, as UBSs da capital. Além disso, mantém 27 UBS abertas aos sábados e domingo, sendo 22 gripais e mais 5 para demandas diversas da Estratégia Saúde da Família.

De acordo com a FMS, entre julho e outubro, foi realizado um total de 394.209 consultas em 68 UBS, o que dá uma média de aproximadamente 100 mil por mês. Além dos atendimentos médicos e de enfermagem, esses locais ofertam serviços de vacina, coleta de exame, curativo, entrega de medicamentos, entre outros.

Já as UBS gripais realizaram 135.401 atendimentos a pessoas com suspeita de Covid-19, o que resulta em uma média mensal de 33 mil consultas em 22 unidades. Nestes locais, o paciente com sintomas semelhantes aos da infecção pelo novo coronavírus passam pela consulta médica, fazem o teste da doença e posteriormente recebem o tratamento necessário de acordo com seu diagnóstico.

Facebook
Veja também