Viagora

Hospital do Monte Castelo e quatro UBS atendem síndrome gripal

Conforme a FMS, os atendimentos fornecidos nas UBS são realizados a partir de 7h até às 19h, todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anuncia a disponibilização de atendimento exclusivo para síndromes gripais em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Hospital do bairro Monte Castelo, localizado na zona Sul de Teresina. Os atendimentos fornecidos nas UBS são realizados a partir de 7h até as 19h, todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados. 

Conforme a FMS, o atendimento na zona Norte é realizado na UBS Real Copagre, já na zona Leste as pessoas podem procurar o serviço de atendimento na UBS Planalto Uruguai. O atendimento fornecido a zona Sudeste é feito na UBS Gurupi e na zona Sul o atendimento é na UBS Parque Piauí.

  • Foto: Ascom/FMSUBS Real CopagreUBS Real Copagre

Ainda segundo a FMS, o Hospital Monte Castelo que realiza atendimento para urgências e internação também está disponível para o atendimento a síndromes gripais todos os dias 24 horas.

Nádia Spindola, coordenadora de Ações Estratégicas da FMS, afirmou que o atendimento acontece de acordo com os protocolos que são determinados pelo Ministério da Saúde.

“Nessas quatro UBS para atendimento de síndromes gripais, o paciente é colocado em local separado, preferencialmente arejado e feita avaliação do paciente que recebe atendimento médico, faz exames conforme a avaliação do médico”, explica Nádia Spindola.

Martina Cavalcante, diretora do Hospital do Monte Castelo, também ressaltou como ocorre o atendimento destinado a pessoas com sintomas de síndrome gripal que depende do quadro clínico apresentado pelo paciente.

“Se o paciente apresentar sintomas leves ou graves de síndromes gripais é conduzido para atendimento. Se for outro problema de saúde é orientado para procurar uma UPA ou outro hospital. Quando é feita a ficha do paciente também é feita a classificação de risco e conforme a condição clínica do paciente, e se for grave, vai para atendimento de urgência no setor de estabilização para receber o atendimento com médicos e enfermeiros. Se for quadro leve ou moderado com alguns dos sintomas como coriza, tosse, febre, dor de cabeça, perda de olfato, paladar ou outro sintoma é atendido pelo médico e feita a testagem. Ao sair o resultado o paciente é encaminhado ao consultório médico e o profissional vai dar orientações. Se é positivo para Covid, o médico avalia se é caso de internação ou se o tratamento pode ser feito em casa”, afirma a diretora do hospital.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destacou que outras 88 UBS também disponibilizam atendimento destinado as demandas de saúde regulares da Atenção Básica.

“São ofertadas consultas médicas e de enfermagem para atender pessoas com problemas de saúde que não sejam gripais. Os serviços de coleta de exame, retirada de pontos, curativos, trocas de sonda, salas de vacina e entrega de medicamentos permanecem funcionando”, finaliza o gestor.

A FMS disponibiliza o canal digital onde as pessoas podem conferir as outras 88 UBS que também realizam atendimento para as demais doenças em Teresina.

Confira as UBS disponíveis e os horários:

UBS Real Copagre

Rua 19 de Novembro, 4200. Bairro Real Copagre

Fone (86) 3215 7738

UBS Planalto Uruguai

Avenida 1. Conjunto Planalto Uruguai, 6955 –

Vale Quem Tem. 

Fone (86) 3215 7727

                       

UBS Parque Piauí

Quadra 26 S/N Parque Piauí

Fone (86) 3215 7703

Hospital do Monte Castelo

R. Antônio Cavour de Miranda, 357 - Monte Castelo

Fone: 3215 9123

Facebook
Veja também