Viagora

Hospital Getúlio Vargas implanta 5 novos leitos de UTI Covid-19

Segundo o diretor do HGV, Osvaldo Mendes até o final da semana mais dez unidades serão disponibilizadas.

Nesta terça-feira (23), o diretor-geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Osvaldo Mendes, informou que foram implantados mais cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19.

De acordo com o diretor, até o final da semana mais dez unidades serão disponibilizadas. O diretor frisa que a situação é difícil e faz uma alerta para a população sobre a importância das medidas restritivas para conter o avanço da doença.

  • Foto: Divulgação/HGVHospital Getúlio Vargas (HGV).Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Além da ampliação de leitos de UTI, as medidas incluem a suspensão de cirurgias eletivas e somente as situações emergenciais, de pacientes que vêm por meio da Central de Regulação do Estado, serão realizadas nestas duas semanas de restrição. As consultas ambulatoriais e exames também serão mantidos.

As ações foram determinadas após a reunião nessa segunda (22), com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) do Governo do Estado do Piauí. “A população tem que entender essa situação e colaborar nesse momento difícil, obedecendo as medidas restritivas, pois não queremos que aconteça no Piauí o que está acontecendo em outros estados”, alerta o gestor.

Osvaldo Mendes destaca ainda que a suspensão das cirurgias eletivas é necessária nesse momento devido à quantidade de insumos que aumenta com o avanço da Covid. “Para se ter uma ideia de quantidade, no HGV utilizamos 5 mil pares de luvas por dia. Não podemos correr o risco de faltar insumos e medicamentos como está acontecendo em outros estados. As medidas são preventivas”, alerta.

Ele reforça que a capital já atingiu 86% de ocupação dos leitos de UTI e na segunda, 22, os pacientes que estavam nos leitos de UTI não Covid foram transferidos para os leitos de UTI do primeiro andar. A unidade do térreo foi isolada para ampliar os leitos Covid, totalizando 40 leitos até o final da semana.

Segundo o presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), entidade que gerencia o HGV, Ítalo Rodrigues, que o órgão está somando todos os esforços para manter os serviços funcionando com qualidade. “Vamos superar esse momento difícil que exige união do poder público, dos órgãos de saúde e, claro, da população, que precisa colaborar com as medidas preventivas”, afirmou.

Facebook
Veja também