Viagora

Hospital Getúlio Vargas realiza 5 transplantes de órgãos em 72 horas

O hospital recebeu três doações de múltiplos órgãos na semana passada, sendo doadores, dois pacientes de 18 anos e um de 50 anos. Todos estavam internados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT)

Em 72 horas o Hospital Getúlio Vargas (HGV), realizou cinco transplantes renais, com órgãos captados no próprio hospital. Os pacientes receptores, três homens e duas mulheres, passam bem e continuam internados na unidade.

De acordo com a direção, o hospital recebeu três doações de múltiplos órgãos na semana passada, sendo doadores, dois pacientes de 18 anos e um de 50 anos. Todos estavam internados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Celina Castelo Branco, coordenadora do Serviço de Transplante Renal do HGV, esclarece que o trabalho realizado pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), Central Estadual de Transplantes e equipe de captação, foi intenso para que os órgãos fossem disponibilizados em tempo hábil para os procedimentos.

  • Foto: Divulgação/HGVTransplante de rins no HGVEquipe de transplante de rins no HGV

O Diretor-Geral, Gilberto Albuquerque, explica que estão cumprindo com suas obrigações e que o hospital continua realizando outras atividades, mesmo com leitos destinados aos casos de covid-19.

O HGV é administrado pela Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH). O presidente da Fundação, o Médico Pablo Santos, concorda com o Diretor-Geral e pontua que a realização dos transplantes chama atenção para a importância da doação de órgãos e tecidos e da conscientização da sociedade sobre o assunto, pois o número de doadores é pequeno em relação aos pacientes na fila de espera para receber doação.

Facebook
Veja também