Viagora

Hospital São Marcos disponibiliza leitos de UTI para pacientes com Covid-19

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel de Moura Neto, o objetivo da prefeitura é ampliar os leitos de UTIs para atender os pacientes também na rede de Saúde privada.

A partir desta segunda-feira (15), a Prefeitura de Teresina por meio de parceria com o Hospital São Marcos, irá disponibilizar 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que esteja com a Covid-19 em estado grave.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel de Moura Neto, o objetivo da prefeitura é ampliar os leitos de UTIs para atender os pacientes também na rede de Saúde privada, e relata que além dos 10 leitos no Hospital São Marcos, foram instalados outros 12 no Hospital São Paulo.

“Além dos leitos da rede pública municipal, estamos ampliando leitos de UTI para atender pacientes do SUS nos hospitais privados. Instalamos também mais 12 no Hospital São Paulo. Nestes locais, já existe todo o suporte tecnológico e profissionais qualificados”, explica o presidente da FMS.

Segundo Prefeitura de Teresina, a FMS também trabalha para ampliar os leitos da rede municipal de Saúde no HUT, mas as vagas para os profissionais convocados pelo novo chamamento, em caráter de urgência não foram todas preenchidas.

Ainda conforme o presidente da FMS, a prefeitura já instalou também 28 leitos de UTI para Covid-19 no HUT e 05 no Hospital do Monte Castelo, e ressalta que está sendo construído um hospital de campanha que vai disponibilizar mais 60 leitos de UTI.

“Embora a criação desses leitos seja de responsabilidade do Governo do Estado do Piauí, a Prefeitura está criando leitos desse tipo para atender a população, em meio à pandemia”, relata Manoel.

O diretor de regulação, Francisco Pádua, explica que novos leitos de UTI são controlados pela Regulação da Prefeitura de Teresina, que coordena as atividades hospitalares.

“Temos uma equipe qualificada, que segue protocolos e que organiza toda a demanda  para utilizar os leitos de internação e de UTI de acordo com a prioridade dos casos”, afirma o diretor de regulação.

Facebook
Veja também