Viagora

HUT amplia serviço de pronto atendimento a pacientes com trauma

De acordo com FMS, a nova unidade integrada com nove leitos exclusivos com capacidade para atender do trauma simples até politraumas graves.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou que o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) ampliou o atendimento a pacientes com traumas e dispõe de uma nova unidade integrada com nove leitos exclusivos com capacidade para atender do trauma simples até politraumas graves.

De acordo com o HUT, a ampliação do espaço e o novo modelo de pronto atendimento são semelhantes ao utilizado em modernos centros de trauma na região Sul e Sudeste do Brasil, onde imediatamente o paciente é avaliado por especialistas como ortopedistas, neurocirurgiões, cirurgiões bucomaxilo, cirurgia geral, enfermeiros, fisioterapeutas intensivistas.

A nova unidades dispõe ainda de suporte integrado com tecnologia para diagnóstico por imagem, acelerando o diagnóstico e a decisão médica evitando possíveis complicações decorrentes da demora, com destaca o diretor geral do HUT, o médico Fábio Marcos.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaHUT amplia serviço de pronto atendimento a pacientes com traumaSala de trauma do HUT

“O novo espaço físico é melhor em muitos aspectos, principalmente a melhora no fluxo de atendimento, melhores condições técnicas para suprir a demanda de trauma do HUT, que é referência.  Agora temos nove leitos exclusivos com capacidade para atender do trauma simples até politraumas graves com equipamentos necessários para a equipe intensivista realizar qualquer intervenção de até quatro emergências simultâneas”, destaca o diretor.

O médico urgentista e diretor clínico, Hormone Rodrigues, ressalta que outro grande diferencial é que agora o novo espaço de trauma do HUT inclui a integração de todo o sistema de atendimento, desde o momento do resgate do paciente pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência até o atendimento no Hospital.

“A nova emergência vai permitir o contato prévio das equipes de resgate com a equipe de plantonistas para troca de informações referente às condições do paciente, que terá o seu atendimento preparado antes mesmo de sua chegada à unidade, otimizando a prestação do socorro e aumentando a chance de sobrevivência pela preservação da chamada “hora de ouro”, que é a redução e otimização do tempo entre o acidente e o atendimento”, explica o diretor clínico.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaSala de traumas do HUTHUT amplia serviço de atedimento a pacientes com trauma

Segundo a FMS, anteriormente a sala de trauma fazia suturas e pequenos procedimentos, com a ampliação e reorganização o HUT entrou para o modelo preconizado pelo SUS para hospitais de referência em que os pacientes têm linhas de cuidados específicos com ações estabelecidas para cada tipo de patologia.

No Hospital de Urgência de Teresina as entradas de pacientes com traumas são a 2ª maior demanda de atendimento, a grande maioria provocada por acidentes de trânsito, 87% desses traumas envolve motocicletas tendo registrado em Junho/2021 um recorde na quantidade de cirurgias ortopédicas desde Setembro de 2016.

Facebook
Veja também