Viagora

HUT divulga perfil das vítimas de acidente de trânsito em Teresina

Os dados sobre o perfil das vítimas não fatais foram apresentados durante reunião com diretores, gerentes, líderes assistenciais e representantes da Fundação Municipal da Saúde (FMS).

Nessa sexta-feira (13), o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) divulgou o perfil epidemiológico do trauma ocasionado no trânsito para auxiliar na identificação do perfil das vítimas que se envolvem em acidentes na capital.

Os dados sobre o perfil das vítimas não fatais foram apresentados durante reunião com diretores, gerentes, líderes assistenciais e representantes da Fundação Municipal da Saúde (FMS).

  • Foto: Divulgação/HUTPesquisadora apresenta perfil de vítimas de acidentes em Teresina.Pesquisadora apresenta perfil de vítimas de acidentes em Teresina.

Segundo o HUT, a análise deste perfil faz parte da tese de doutorado em Epidemiologia e Saúde Pública, intitulada “Vida Após o Trauma no Trânsito”, da fisioterapeuta e servidora do HUT, Dra. Yatamira Aguiar.

Ainda conforme o HUT, os resultados que foram colhidos no período entre novembro de 22019 a março de 2020, apontam para uma prevalência de homens, representando 85,8%, condutores de veículos (81,7%) do tipo motocicleta (88,4%) em idade produtiva.

De acordo com a tese de doutorado, é esse perfil que mais sofrem acidentes, que segundo Yatamara traz graves consequências socioeconômicas para a sociedade, pois eles interrompem suas atividades, deixam de gerar renda e ocasionam custos ao sistema de saúde com internações hospitalares e reabilitações.

“O trauma engloba diferentes pontos de cuidado da rede, desde o transporte SAMU, 49% dos pacientes pesquisados utilizaram esse transporte pré-hospitalar até atendimento pós-cirúrgico e multiprofissionais de reabilitação”, afirma Yatamara.

Ainda conforme a estudiosa sobre o tema, o tipo de mais frequente de lesão dos acidentados são aqueles que apresentam politraumas, como o traumatismo cranioencefálico (54,8%), fraturas de ossos da face (32,8%) e fraturas da extremidade inferior (29,6%).

Para o tratamento destes casos verificou-se que as principais especialidades envolvidas são ortopedia, bucomaxilo (cirurgias da face) e neurológica com tempo médio de internação em torno de 12 dias, e que representa cerca de 69% das cirurgias realizadas na unidade hospitalar.

O diretor geral do HUT, Fábio Marcos de Sousa, explicou que essas informações são utilizadas para fazer uma análise visando melhorar as intervenções realizadas no hospital.

“este conjunto de informações permite que realizemos uma série de análises, as quais oportunizam que intervenções mais assertivas nos mais diferentes níveis de atenção à saúde para reduzir riscos e consequentemente preservar vidas”, explica Fábio Marcos.

A analise da fisioterapeuta também constatou um grande desrespeito nas leis de trânsito durante esses acidentes. Foi identificado que 53,2% das vítimas disseram ter feito uso de bebida alcoólica e 69,2% não utilizavam equipamentos de segurança.

Segundo a estudiosa, a cidade de Teresina está entre as capitais com proporções mais baixas de referência ao uso de capacete.

No ano de 2021, o HUT registrou 9.190 atendimentos de vítimas do trânsito, que representou a maior causa de cirurgias a um custo médio de três milhões somente em Órteses, Próteses e Materiais Especiais utilizadas no tratamento desse perfil de internação.

Facebook
Veja também