Viagora

HUT realiza mais de 50 mil atendimentos no ano de 2018

Dentre os acidentes de trânsito que deram entrada no HUT em 2018 estão: 8.108 vítimas de acidentes com motocicleta, 480 vítimas de acidentes de carro, 917 de atropelamentos e 129 com outros veículos

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), referência em alta complexidade para o atendimento de vítimas de traumas realizou, esse ano, 50.807 atendimentos e 12.795 cirurgias. Desde sua inauguração, maio de 2008, foram 727.373 atendimentos e 122.856 cirurgias. Os acidentes de trânsito permanecem como primeiro motivo de entrada no Hospital, representando 20% do total de atendimentos.

Dentre os acidentes de trânsito que deram entrada no HUT em 2018 estão: 8.108 vítimas de acidentes com motocicleta, 480 vítimas de acidentes de carro, 917 de atropelamentos e 129 com outros veículos. O total de acidentes de trânsito em 2018 foi de 9.634. O atendimento de vítimas de acidentes com motocicleta corresponde a 84% do total de acidentes de trânsito.

Segundo o cirurgião e diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, os pacientes vítimas de trauma são quase sempre muito graves e necessitam de um atendimento multiprofissional. “Quando uma pessoa vítima de qualquer tipo de trauma dá entrada no HUT, ela passa pela avaliação de diversos especialistas como neurocirurgião, cirurgião geral e ortopedista. Dependendo ainda de cada caso, outros especialistas são acionados para darem seus pareceres. A partir daí, o diagnóstico é fechado e o paciente é encaminhado para cirurgia ou, se for o caso, somente tratamento medicamentoso e observação”, explicou Dr. Gilberto.

  • Foto: Divulgação / Lucas Dias - GP1Gilberto Albuquerque, diretor do HUT.Gilberto Albuquerque, diretor do HUT.

Depois dos acidentes de trânsito, os motivos de procura por atendimento no HUT que mais se destacaram em 2018 foram, em segundo lugar, o mal súbito com 18,6% do total de atendimentos e dor no olho com 7,7%. O mal súbito, segundo o Dr. Gilberto, é um mal estar repentino que acontece sem um motivo aparente. “Nesses casos, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente para um serviço de saúde mais próximo. Como não se sabe o que provocou o mal estar, a probabilidade de ser algo sério é muito alta”, destacou o diretor.

As especialidades atendidas pelo HUT são: Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Pediatria, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Cirurgia Neurológica, Clínica Geral, Endoscopia Digestiva, Endoscopia Peroral, Colonoscopia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia, Ultrassonografia, Urologia, Radiologia, Infectologia, Nutrologia, Anestesiologia Pediátrico, Anestesiologia Adulto, Intensivista Adulto, Intensivista Pediátrico, Ecocardiografista Adulto e Ecocardiografista Pediátrico.

Facebook
Veja também