Viagora

HUT realizou quase 800 mil atendimentos em 11 anos na capital

O hospital, que funciona 24h por dia, oferece à população do estado 30 especialidades médicas, e é especializado em atender vítimas de traumas.

Há 11 anos realizando atendimentos de urgência e emergência, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), já realizou nesse período 784.650 atendimentos e 149.168 cirurgias, e se tornou a maior referência no Sistema único de Saúde (SUS) atendendo todo o Piauí.

Dentre os atendimentos realizados pelo hospital, 22% correspondem ao mal súbito, ocupando primeiro lugar. Já os acidentes envolvendo motocicletas estão na segunda posição, com 17% do atendimento geral; e em terceiro lugar, atendimentos relacionados à corpo estranho no olho, com 9%.

O HUT, que funciona 24h por dia, oferece à população do estado 30 especialidades médicas, e é especializado em atender vítimas de traumas. Por mês, o hospital realiza em média 1.110 procedimentos cirúrgicos, sendo que 58% são ortopédicos. Segundo o diretor técnico do HUT, Péricles Cerqueira, isso se deve à quantidade de acidentes, que tem aumentado.

“Os pacientes vítimas de traumas são todas as pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, agressões físicas ou quedas. Dentre estes, os pacientes vítimas de acidentes de trânsito estão chegando ao HUT em estado cada vez mais grave e com um quadro clínico bastante delicado. Para atender essa demanda, o HUT disponibiliza à população uma equipe multiprofissional para atendimento especializado 24 horas”, explicou o diretor.

  • Foto: GP1Hospital de Urgência de Teresina (HUT).Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Após as cirurgias ortopédicas, as cirurgias gerais ocupam o segundo lugar com 17% dos atendimentos, seguida pelas cirurgias vasculares, com 7%. Além disso, o hospital dispõe de nove salas de cirurgias 24h, com uma equipe preparada, como conta o diretor geral do HUT, Rodrigo Martins.

“Como nossa demanda maior são pacientes vítimas de politrauma, mantemos no HUT uma equipe especializada nesse tipo de atendimento. Essa equipe possui especialistas em todas as áreas necessárias para um atendimento de qualidade. Temos ortopedista, neurocirurgião, buco-maxilo-facial, cirurgião geral e cirurgião vascular. Nossos profissionais de saúde otimizam e qualificam ainda mais nossa assistência. Não é por acaso que somos um hospital de referência para todo o Norte e Nordeste do Brasil”, conta o diretor.

Inaugurado no ano de 2008, atualmente o HUT possui 375 leitos de internação, com 43 leitos de UTI, e 33 leitos de observação de média e alta complexidade. Em 2015 o HUT foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia de urgência e emergência. E com isso, o hospital passou a realizar 54 procedimentos, que vão desde cirurgias em que o paciente sofreu perda óssea até lesões. Em 2016, o HUT recebeu mais dias habilitações do Ministério da saúde, nas áreas de neurologia e nutrição.

Facebook
Veja também