Viagora

HUT registra 143 casos de violência contra crianças em 2017

A maior parte das vítimas são menores de três anos e do sexo masculino.

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), notificou 143 casos de violência contra menores de 12 anos.

Desse total, 72% das vítimas são crianças menores de três anos, 70% são homens e 50% vem do interior do Piauí.

De acordo com Rui Cipriano, gerente do NHE, a crianças de três anos são mais vulneráveis às situações de maus tratos. “Elas não possuem força física nem emocional para reagir a esse tipo de situação”, explicou.

  • Foto: Reprodução/Street ViewHospital de Urgência de Teresina na zona sulHospital de Urgência de Teresina notifica 143 casos de violência contra menores de 12 anos

Em 2017, foram internadas 2.601 crianças menores de 12 anos, sendo o mal súbito a principal causa, com 453 registros. Rui Cipriano, explica que a equipe do NHE faz diariamente, um trabalho de busca ativa dentro do HUT para identificar os casos de violência contra crianças.

“Quando conseguimos identificar algum caso desses fazemos a notificação e encaminhamos para o Conselho Tutelar. O Conselho consegue fazer uma investigação mais detalhada da situação e, se for o caso, tomar as providências necessárias para dar continuidade ao processo”, destacou o gerente.

RuI também destacou que as notificações por negligência representaram quase 90% em 2017. “As quatro expressões mais visíveis da violência praticada contra crianças são a física, a sexual, a psicológica e a negligência. A vigilância desses agravos permite identificar os grupos mais vulneráveis à manifestação da violência e serve de orientação às ações de prevenção, cuidados e proteção para as vítimas, que nesses casos são as crianças”, completou.   

Facebook
Veja também