Viagora

HUT registra 601 atendimentos durante o feriado de Corpus Christi

O atendimento com maior ocorrência foi o de acidentes com motocicletas, representando 17% do número de atendimentos no geral.

Durante o feriado de Corpus Christi, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou 601 atendimentos e 126 cirurgias, representando uma queda em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com relatório divulgado pela administração do HUT, os atendimentos foram 2% menores e o número de cirurgias diminuiu em 16%, em relação a 2018. Com relação ao atendimento de vítimas de trauma, mais especificamente agressão física e acidentes de trânsito, a queda foi de 31% e 21%, respectivamente.

O atendimento com maior ocorrência continua sendo acidentes com motocicletas, representando 80% do número total de acidentes de trânsito e 17% do número de atendimentos no geral.

Dentre os atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito realizados no feriado, 99 foram de pessoas envolvidas em acidentes com motocicletas, seis vítimas de atropelamentos, sendo três de carro. E dentre as vítimas de agressão física foram 18 atendimentos por objeto perfuro-cortante, oito por arma de fogo e sete por espancamento.

Segundo Clara Leal, diretora geral do HUT, é comum em feriados prolongados o Hospital registrar aumento no atendimento, porém nesse ano os números mostraram que essa rotina pode ser quebrada.

“O HUT sempre se prepara para atender um aumento na demanda durante esses períodos. Ficamos felizes quando esse aumento não acontece, pois é uma prova de que menos pessoas se acidentaram. Como somos referência para todo o Piauí e estados vizinhos no atendimento de urgência e emergência na linha do trauma, recebemos os casos mais graves. Temos equipes multiprofissionais especializadas nesse tipo de atendimento de plantão 24 horas”, explicou a diretora.

Dentre as cirurgias realizadas no HUT, a ortopédica está em primeiro lugar. Ela representa quase 60% de todas as cirurgias feitas, por mês, no hospital. De acordo com ortopedista e gerente médico da Clínica Ortopédica do HUT, Durval Tércio, a gravidade dos ferimentos das vítimas de trauma vem aumentando a cada ano e os acidentes de trânsito são os que mais contribuem para esse aumento.

“Nossos pacientes vítimas de trauma estão chegando ao HUT cada vez em estado mais grave. O que temos observado é que a motocicleta está envolvida em mais de 90% dos casos de trauma. Esse número é bastante preocupante, principalmente, se levarmos em consideração que a maioria tinha ingerido bebida alcoólica. Esse tipo de associação tem aumentado muito o número de vítimas de acidentes com motocicleta”, explicou o gerente.

Facebook
Veja também