Viagora

Iapep assina convênio visando atualização de banco de dados existente nos Institutos

O convênio visa efetivar o banco de dados a fim de atualizar as informações referentes ao tempo de serviço dos funcionários públicos.

Foi assinado, na manhã desta quarta-feira (8), um convênio entre o Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O convênio visa efetivar o banco de dados existente nos Institutos a fim de atualizar as informações referentes ao tempo de serviço dos funcionários públicos.

Imagem: Regis FalcãoClique para ampliarAssinatura convênio Certidão por Tempo de Contribuição IAPEP-INSS - Flávio Nogueira/IAPEP(Imagem:Regis Falcão)Assinatura convênio Certidão por Tempo de Contribuição IAPEP-INSS - Flávio Nogueira/IAPEP
De acordo com o diretor geral do Iapep, Flávio Nogueira, o acordo firmado através desse convênio trata de um serviço essencial não somente ao Estado, mas também aos próprios servidores. “O objetivo é facilitar esse trabalho de conseguir as informações referentes ao tempo de serviço para garantir esse benefício, que é um direito do funcionário público”, afirma.

O gerente executivo do INSS, Carlos Augusto, avaliou como importante a consolidação desse trabalho que já vinha sendo feito informalmente e que agora passa a ser fundamentado na parceria com o Iapep. Estiveram presentes na assinatura do convênio os diretores dos Institutos, além da procuradora federal Silvia Carvalho e alguns servidores.

O Iapep contará com a parceria entre os municípios no sentido de levantar as informações e documentação funcional para a organização do banco de dados. Assim, o INSS de posse dessa documentação alimentará o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e fornecerá ao Iapep uma Certidão de Tempo de Contribuição referente a cada processo. Além do tempo de serviço anterior a admissão no Estado, o Iapep está realizando junto ao INSS e Dataprev um trabalho de atualização dos vínculos constantes no CNIS de todos os servidores inativos e ativos do Estado.
Facebook
Veja também