Viagora

IBGE contata participantes de pesquisa nacional por meio de carta

O intuito do órgão é aumentar o índice de respostas da pesquisa, que está sendo feita por telefone durante a pandemia do novo coronavírus.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico (IBGE) anunciou que está enviando cartas e telegramas aos domicílios informantes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C). O intuito é aumentar o índice de respostas da pesquisa, que está sendo feita por telefone durante a pandemia do novo coronavírus. Com a mudança na forma de coleta de informações, a taxa de recusas aumentou de 15% para cerca de 50% em todo o país.

De acordo com o IBGE, o baixo percentual de respostas pode levar a não divulgação dos resultados, caso não haja um aumento na colaboração por parte dos informantes. No Piauí, foram selecionados 1.519 domicílios para participar da pesquisa, em cerca de 65 municípios. Teresina concentra aproximadamente 26% dos domicílios da amostra.

Entre as informações produzidas pela PNAD Contínua, estão a taxa de desemprego e o acompanhamento da renda do brasileiro. Esses dados são fundamentais para a formulação de políticas públicas relacionadas ao mercado de trabalho no país.

A entrega das cartas e telegramas ocorre por meio dos Correios. Nelas, constam o nome e o telefone do técnico de coleta do IBGE com quem o morador deve entrar em contato para agendar dia e horário da entrevista. É possível contactar o servidor do IBGE até mesmo por meio do aplicativo WhatsApp. A realização da entrevista é rápida e leva em torno de 15 minutos.

Em caso de dúvidas sobre a identidade do técnico de coleta, o IBGE disponibiliza meios para que a população possa fazer a verificação. Basta solicitar o nome completo, ou RG, ou CPF ou ainda a matrícula do servidor que entrou em contato. De posse dos dados, é possível ligar para 0800 721 8181, de segunda à sexta, de 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados de 10h às 14h. Também é possível enviar e-mail para [email protected] ou acessar o site respondendo.ibge.gov.br.

Pesquisa incluirá informações sobre a Covid-19

O IBGE e o Ministério da Saúde fecharam parceria para implementar versão inédita da PNAD Contínua para monitorar a incidência da Covid-19 nacionalmente. Com o novo convênio, montado em regime emergencial, o IBGE vai produzir a PNAD Covid, pesquisa que tem como objetivo identificar indivíduos com sintomas do novo coronavírus, bem como a demanda e a oferta de serviços de saúde pública. Essas informações vão subsidiar as políticas públicas do Ministério da Saúde.

No momento, a pesquisa encontra-se em fase de estudos e planejamento no IBGE. Sua realização seria por meio de atendimento telefônico dos servidores da instituição e a ideia inicial é entrevistar e acompanhar as mesmas pessoas por pelo menos três meses, daí então, divulgar estatísticas oficiais da Covid-19 semanalmente.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Coronavírus

Facebook
Veja também