Viagora

IBGE realiza teste do Censo Demográfico em Lagoinha do Piauí

O coordenador operacional do Censo no estado, afirmou que os técnicos realizam entrevista na cidade, pois o município foi escolhido para realizar o teste de coleta do Censo Demográfico 2022.

Os técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começaram a visitar as residências de Lagoinha do Piauí para realizar entrevista com os moradores nessa quinta-feira (04).

Ranieri Leite, coordenador operacional do Censo no estado, afirmou que os técnicos realizam entrevista na cidade, pois o município foi escolhido para realizar o teste de coleta do Censo Demográfico 2022 no Piauí. Outros estados também executaram a coleta de dados.

  • Foto: Divulgação/AscomTécnicos do IBGE nas ruas de Lagoinha do Piauí.Técnicos do IBGE nas ruas de Lagoinha do Piauí.

“O teste é um exercício para as atividades do Censo que serão realizadas em 2022, possibilitando ao corpo técnico do IBGE a prática das atividades de coleta, manuseio dos equipamentos, aplicabilidade dos sistemas gerenciais, análise dos relatórios, logística dos transportes, entre outros procedimentos”, destaca Ranieri Leite.

A coleta de dados acontecerá entre os meses de novembro e dezembro e deve ser concluído em pelo menos duas semanas. O período que sobrar será aplicado na supervisão e avaliação de qualidades das entrevistas realizadas.

Os técnicos do IBGE devem coletar os dados da zona e rural do município, que tem em torno de 67 km2 de extensão.

Segundo o IBGE, as informações pessoais dos moradores serão mantidas em sigilo, de forma confidencial como é previsto na Lei nº 5.534/68.

O município de Lagoinha do Piauí está localizado no sul da capital, cerca de 90 km de Teresina. Segundo o último Censo registrado em 2010, ela é uma das menores cidades do Piauí em relação a quantidade de população apresentando 2.656 habitantes.

Ainda segundo o sendo de 2010, a cidade possuía 775 domicílios no município. Apesar de passar pelo teste do IBGE este ano, em 2022 a cidade deverá ser submetida pelo mesmo teste durante Censo Demográfico 2022, que deve acontecer entre os meses de junho e agosto.

Os coletores de dados estarão devidamente uniformizados com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE para dessa forma serem reconhecidos pelos moradores. Eles também apresentaram um crachá de identificação, com foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Para coletar as informações será utilizado um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) de cor azul, semelhante a um smartphone.

Segundo o IBGE, os lagoienses poderão consultar a identidade dos entrevistadores por meio do site do IGBE respondendo.ibge.gov.br ou ainda pelo número de telefone 0800 721 8181, disponível todos os dias, no período de 8h às 18h.

Todos os entrevistadores estarão protegidos contra a covid-19, utilizando os métodos para evitar a proliferação do vírus como a máscaras e protetores faciais.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

IBGE

Facebook
Veja também