Viagora

Ibope: 44% dos eleitores estão pessimistas com eleição

A pesquisa também apontou que 75% não confia em promessas de campanha

A Pesquisa Ibope apontou que 44% dos eleitores estão “pessimistas” em relação à eleição presidencial deste ano. Apenas 20% estão otimistas em relação ao pleito de outubro e 22% declararam não estar pessimistas ou otimistas quanto a votação.

Expectativa dos eleitores para as eleições de 2018 A pesquisa também apontou que 75% não confia em promessas de campanha
  • 44%
    Pessimistas
  • 20%
    Otimistas
  • 22%
    Indecisos
Fonte: IBOPE

Entre o grupo que declarou pessimismo com a eleição, 30% consideraram, espontaneamente, a corrupção como principal motivo. Já os outros 19% citaram a perda de confiança no governo e em candidatos; 16% mencionaram a falta de opções entre os pré-candidatos; e 11% alegaram o fato de serem os mesmos candidatos, sem possibilidade de renovação ou mudança.

Quanto às pessoas que disseram estar otimistas, o principal motivo apontado foi a possibilidade de mudança ou renovação (32%). Outros 19% citaram a esperança no voto ou na participação popular.

  • Foto: Divulgação/TSEUrnas eletrônicasPesquisa do Ibope revela que 44% dos eleitores não afirmaram estarem pressinistas com eleição presidencial

Confiança nas propostas

A pesquisa também considerou a opinião dos candidatos sobre a frase "Eu acredito nas promessas de campanha dos candidatos", onde 75% dos entrevistados discordaram totalmente ou em parte da frase e apenas 24% concordaram total ou em parcialmente com a frase.

Ainda assim, 84% dos eleitores declararam concordar total ou parcialmente com a necessidade de estudar as propostas antes de escolher em quem votar, contra os 14 % que afirmaram não concordar com a necessidade.

Características dos presidenciáveis

O levantamento também apontou que 72% dos entrevistados afirmaram votar nos candidatos independente da pesquisa, mesmo que 64% considere importante a legenda no qual o presidenciável está filiado. O PT lidera o percentual de apoiadores, com 19% das intenções de votos, seguido do MDB (7%) e PSDB (6%). Ainda assim, 48% disseram não ter preferência por nenhum candidato ou partido.

Em relação às características dos presidenciáveis, 87% dos eleitores consideram como a principal ser honesto e não mentir na campanha. 84% dos entrevistados apontam como característica importante não ter se envolvido em esquema de corrução, e 82% disseram que os candidatos precisam ter pulso firme e serem decididos.

Entre os dois mil entrevistados pela pesquisa, 66% disseram que preferem votar em um candidato honesto que defenda políticas com as quais não concordem, ao passo que 19% declararam que preferem votar em um presidenciável acusado de corrupção, mas que pense como eles.

Pesquisa

A pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entrevistou 2 mil pessoas em 127 municípios, entre 07 e 10 de dezembro do ano passado. A margem de erro da pesquisa, segundo o IBOPE, é de dois 2% para mais ou para menos. O índice de confiança da pesquisa é do levantamento 95%, indicando que a probabilidade de 95% dos resultados demonstrarem a situação eleitoral atual.

    Mais conteúdo sobre:

    Eleições 2018

    Facebook
    Veja também