Viagora

Idosos de 83 e 84 anos são vacinados nesta sexta-feira em Teresina

No primeiro dia de vacinação, a campanha é destinada aos idosos de 83 e 84 anos. Já no sábado (06), serão vacinadas as pessoas de 81 e 82 anos.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), deu início a nova fase da vacinação, nesta sexta-feira (05), contra a Covid-19, para os idosos com idades entre 81 e 84 anos.

No primeiro dia de vacinação, a campanha é destinada aos idosos de 83 e 84 anos. Já no sábado (06), serão vacinadas as pessoas de 81 e 82 anos. Os idosos acamados ou aqueles que não poderem ir até os postos de vacinação, devem fazer um agendamento no site da FMS e uma equipe irá até a residência para aplicar a vacina.

Seu Pedro Mousinho, de 83 anos, chegou as 6h30 e era o primeiro da fila para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no posto montado na Associação dos docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi), na zona Leste de Teresina. Ele estava acompanhado pelo filho, e afirma que espera que tudo volte ao normal. "Voltar tudo ao normal. Espero que todo mundo seja vacinado. [...] Vou ficar mais feliz quando tomar a segunda dose", disse sorrindo.

Já filho, Pedro Mousinho Júnior, que acompanhava o pai, destaca a importância da vacinação para que a sociedade possa voltar à normalidade. "Meu pai já tem 83 anos de idade, é uma pessoa que já foi acometida pela Covid e tá aqui tentando se precaver para não passar pelo quadro que ele passou. A vacinação é o que vai trazer a normalidade para a sociedade, assim que a gente consegue atingir mais de 50% da sociedade vacinada, a gente vai está voltando às atividades normalmente", comenta.

De acordo com a enfermeira da FMS, Vera Lúcia, para essa nova fase de imunização a Fundação garantiu as doses da vacina para todas as pessoas que fazem parte do grupo contemplado, e ressalta que conforme forem chegando mais doses, a vacinação será ampliada.

"Essa nova fase nós estamos trabalhando com os idosos. As vacinas que nós recebemos é pra gente atingir, agora, a faixa de idade de 81 a 84 anos, mas a gente mantém as outras faixa de idade que nós estávamos vacinando. A faixa etária de 81 a 84 está garantida, porque as doses que nós recebemos foi exatamente para essa faixa de idade. A medida que for chegando mais doses, a gente vai expandido para as outras faixas de idade”, afirma a enfermeira.

Para receber a vacina, é necessário levar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS, e um comprovante de residência. Os postos de vacinação funcionam das 9h às 17h, e ao todo, 05 locais foram disponibilizados para a vacinação na capital em formato drive-thru. A enfermeira Vera lúcia destaca ainda que as pessoas que não possuírem carros, podem chegar até os postos de vacinação a pé e serão vacinadas conforme a ordem de chegada.

Confira onde estão localizados os pontos de vacinação em Teresina:

- Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Torquato Neto - Rua João Cabral, 2231, Pirajá (9h às 13h);

- Centro Universitário UNINOVAFAPI - Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123, Uruguai (9h às 13h);

- Centro Universitário Santo Agostinho - Avenida Professor Valter Alencar, 855, São Pedro (9h às 13h);

- ADUFPI - Av. Universitária, 391, Ininga (9h às 13h);

- Teresina Shopping - Edifício Garagem G1 - Avenida Raul Lopes, 1000, Bairro dos Noivos (9h às 17h);

Facebook
Veja também