Piauí

Igreja São Benedito reabre para festejo de São Francisco de Assis

A reabertura acontece após a igreja passar quatro anos fechada. A programação de reabertura terá início com uma carreata de abertura pelas ruas do Centro, logo após a santa missa de 17h.
04/10/2020 12h50 - atualizado

Após quatro anos fechada, a Igreja São Benedito será reaberta provisoriamente neste domingo (4) para o tradicional festejo de São Francisco de Assis. A programação terá início com uma carreata de abertura pelas ruas do Centro, logo após a santa missa de 17h. Apesar da grande expectativa dos fiéis para participar das celebrações no templo, o momento ainda é de cautela em virtude da pandemia do novo coronavírus.

O Frei Francisco das Chagas explica que toda a estrutura física da igreja já está pronta para receber os fiéis. “Já temos a autorização de funcionamento da Defesa Civil, toda a estrutura física já foi concluída e estamos ajustando apenas alguns detalhes de iluminação e pintura. Estamos reabrindo para a realização da festa em honra a São Francisco, mas a nossa expectativa é que em breve todas as celebrações e demais atividades também já possam acontecer na igreja”, disse o pároco.

  • Foto: Divulgação/AscomIgreja São Benedito reabre após quatro anos fechadaIgreja São Benedito reabre após quatro anos fechada.

No ano passado foi lançada a campanha “Abrace a São Benedito”, com o objetivo de arrecadar recursos financeiros necessários para reiniciar e concluir a reforma do templo centenário, fechado em setembro de 2016. Toda a comunidade teve a oportunidade de contribuir por meio de vakinha virtual, carnê de pagamento, cartão de crédito e conta corrente, além de vendas de camisetas e apoio de artistas locais.

De acordo com o frade capuchinho, o sentimento é de gratidão e felicidade.  “Estamos muito agradecidos por todos que abraçaram essa causa. A solidariedade das pessoas fez a diferença e possibilitou que toda a obra fosse realizada”, externou.

Frei Chagas destaca ainda que os fiéis estão sendo orientados sobre o protocolo para participação das celebrações, afim de garantir a segurança de todos neste cenário de pandemia. “Diariamente estamos reforçando em nossas redes sociais a importância do uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, respeito ao distanciamento social e a realização do agendamento para participar das missas e novenas. É preciso que todos façam a sua parte”, enfatizou.

Confira a programação

Conhecido como pai dos pobres e protetor dos animais, São Francisco de Assis é um dos santos mais populares da Igreja.  Com o tema “Ele viu compadeceu-se e cuidou”, o novenário em honra ao santo acontece de 05 a 13 de outubro nos horários de 6h30, 12h e 17h. Para participar, os fiéis devem realizar o agendamento na secretaria paroquial ou por meio dos números (86) 3222-2667 e 9 9916-2616.

A programação também contará com uma feijoada, no dia 11, e a realização de uma rifa com sorteio de 11 prêmios.  Já no dia 14 de outubro, a solenidade de São Francisco terá início logo pela manhã, de 7h às 8h, com a bênção dos animais no adro da igreja. A missa solene acontecerá às 9h e a carreata de encerramento às 17h.

Mais na Web