Viagora

Implantação de novas placas no Brasil é suspensa por 60 dias

As novas placas deveriam passar a valer no Brasil a partir de 1º de setembro.

O conselho Nacional de Trânsito (Contran) resolveu suspender por 60 dias a resolução que estabelece o novo padrão de placas de veículos no Brasil, seguindo o padrão Mercosul.

  • Foto: DivulgaçãoModelo das novas placasModelo das novas placas

A novidade devia ser implantada no dia 1º de setembro, mas foi adiada devido a pedidos de empresas que estampam as placas, segundo Maurício Alves, diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

De acordo com Maurício, um grupo realizará estudos sobre as regras que regem a resolução. Através desses estudos serão analisados dados, e talvez a resolução possa voltar a valer antes dos 60 dias, ou também poderá ser adiada por mais dois meses.

O Ministério Público Federal (MPF) já abriu um inquérito para investigar supostas irregularidades existentes na resolução que determina a implantação das novas placas no Brasil. O principal objetivo é verificar se empresas de emplacamento estão sendo beneficiadas enquanto os consumidores saem no prejuízo.

As novas placas no padrão Mercosul são usadas em países como Uruguai e Argentina. Elas deveriam começar a ser implantadas no Brasil em 2016, mas o prazo foi adiado por duas vezes.

Facebook
Veja também