Viagora

Incêndio atinge vegetação na BR-324 na cidade de Canto do Buriti

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou um grande volume de fumaça na rodovia, que atravessa o Sudoeste do Piauí, na direção das cidades de Canto do Buriti e Floriano.

O Viagora recebeu um vídeo relatando um grave incêndio florestal nas proximidades da BR-324, no Sudoeste do Piauí, no sentido de Floriano a Canto do Buriti. O incêndio teria ocorrido no final da tarde de ontem, 17 de setembro.

De acordo com o narrador do vídeo, o fogo teria tomado os dois lados da rodovia, impedindo a passagem de veículos no local.

“Disseram que o fogo está tomando tudo. Um motorista teria tentado ultrapassar, mas quando chegou no meio da estrada o fogo tomou os dois lados da BR e fechou a carreta. Como ele já estava dentro, teve que continuar, mas aí o fogo incendiou o carro do cara”, contou.

Por conta das altas temperaturas e baixa umidade do ar no período do ano conhecido como “b-r-o bró”, queimadas têm sido registradas em várias cidades de todo o território piauiense. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí faz um alerta para os cuidados que devem ser tomados para evitar os incêndios.

Como evitar

De acordo com a major Ana Cléia Diniz, do Corpo de Bombeiros, a recomendação principal é que a população evite atear fogo em qualquer local. As altas temperaturas registradas nos últimos meses, além da umidade relativa do ar, contribuem para a rápida propagação do fogo.

“A grande maioria dos incêndios em vegetação são causados pela ação humana, pela falta de conhecimento e pela prática de hábitos desnecessários, como a queima do lixo para limpar a propriedade. Nesta época do ano, qualquer fagulha levada pelo vento pode provocar um grande incêndio. A limpeza dos terrenos deve ser feita durante todo o ano, uma queima não pode substituir as capinas periódicas para retirada da vegetação”, afirma a major.

Confira o vídeo:

Facebook
Veja também