Viagora

Índice de Atividade Econômica cresce 0,49% em novembro

O indicador feito pelo Banco Central é considerado uma prévia do PIB.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou uma alta de 0,49% no mês de novembro. Segundo o levantamento divulgado pelo Banco Central do Brasil na segunda-feira (15), o resultado simboliza o terceiro mês consecutivo de crescimento.

O IBC-Br é considerado uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, a metodologia dos cáculos é diferente. Enquanto que o índice do Banco Central considera o desempenho das variáveis qualificadas como indicadores positivos para os setores da economia, o PIB consiste na soma de todas as riquezas nacionais.

  • Foto: Divulgação/Google MapsProjeção de inflação cai juntamente com estimativa do PIB, conforme Banco Central."Prévia do PIB" feita pelo Banco Central aponta crescimento de 0,97% em 2017 até o mês de novembro.

O indicador também aumentou em 2,82% em comparação com o novembro de 2016. Considerando o ajuste sazonal, o crescimento foi registrado em 2,85 pontos percentuais.

Em relação ao ano de 2017, o IBC-Br verificou uma alta de 0,97% entre janeiro e novembro. O valor se aproxima do crescimento esperado pelo Governo Federal, correspondente a 1,1%, e do valor projetado pelo mercado financeiro de 1,01%. Se dessazonalizada, a variação é elevada para 1,06%.

No acumulado de 12 meses, até o mês de novembro, o índice pontuou uma elevação de 0,68%, que sobe para 0,73 pontos percentuais quando dessazonalizado. O resultado de dezembro, e portanto de 2017, será divulgada no mês de fevereiro.

Facebook
Veja também