Viagora

Índice de doadores de órgãos no Piauí cresceu 100% esse ano

Dados da ABTO apontaram que a maioria dos doadores são homens.

O número de doadores de órgãos no Piauí registrou neste ano, um crescimento de mais 100% comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) somente de janeiro a julho, foram realizados 103 procedimentos, sendo eles 84 transplantes de córnea e 19 de rim no estado. Os dados também apontam que os doadores se encontram na faixa de 35 a 49 anos e que a maioria são homens.

No Piauí, cerca de 713 pacientes estão na lista de espera do Sistema Nacional de Transplantes aguardando por um rim, sendo eles 75 ativos e 247 que ainda esperam por exames para a ativação do cadastro. Aproximadamente 22 crianças estão cadastradas na lista e 391 pessoas esperam por doações de córneas.

Lurdes Veras, coordenadora da central de Transplantes do Piauí, falou sobre a importância da doação e lembrou que a família é um fator essencial na decisão. “O transplante de órgão é único procedimento médico que só poderá ser realizado, com a participação de um doador, familiar ou não. Nós temos ainda uma necessidade de melhorar e ampliar a comunicação e o nível de conscientização da população do nosso estado, sobre a importância do ato da doação de órgãos e tecidos”, disse a coordenadora.

Campanha Setembro Verde

Durante o mês de setembro, a Central de Transplantes do Piauí, estará realizando a campanha Setembro Verde, para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e buscar facilitar o diálogo entre as famílias.

A campanha é realizada em setembro devido ao Dia Nacional de Doação de Órgãos que é comemorado no dia 27 do mesmo mês. Entre os dias 25 a 30 de setembro, também acontecerá a Semana Nacional de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos no Piauí.

Atividades como missa de Ação de Graças, passeio ciclístico, atividades no Parque da Cidadania, e visita à Rede Hospitalar de Teresina, serão oferecidas à população.

Facebook
Veja também