Viagora

Inep proíbe que aplicadores do Enem utilizem celular nas salas

Antes os celulares dos aplicadores deveriam ficar em um envelope porta-objetos, agora os aparelhos não poderão ficar nem mesmo dentro das salas.

Após a prova de redação ser fotografada e divulgada nas redes sócias no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) proibiu que os aplicadores de provas entrem nas salas com o celulares.

De acordo com o Inep, anteriormente, os aplicadores deveriam guardar os aparelhos celulares em um envelope porta-objetos, agora os aparelhos não poderão ficar nem mesmo dentro das salas. A regra é válida para os 147,6 mil ficais de sala; 29,5 mil fiscais volantes; 147,6 mil chefes de sala, e os 5,5 mil aplicadores especializados, que são os intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ledores e transcritores.

Só poderão usar o celular os coordenadores estaduais e municipais do exame, que são servidores públicos federais e professores. Segundo o Inep, eles não têm acesso às salas. Os certificadores usam o celular para verificar os procedimentos de aplicações, como a chegada e abertura das provas. Para os participantes do Enem, os celulares também são proibidos, já que se o aparelho tocar, o participante é imediatamente eliminado.

Facebook
Veja também