Viagora

Inflação esperada para 2017 pode ficar abaixo do limite

O Banco Central estipulou que a inflação alcance apenas 2,97%.

O mercado financeiro especula, pela primeira vez, uma inflação abaixo de 3 pontos percentuais. A expectativa para o índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2017 foi registrada em 2,97%. Os dados são boletim Focus, divulgado pelo Banco Central do Brasil nessa segunda-feira (25).

A taxa fica abaixo da meta da inflação, o que resulta em um descumprimento dessa meta. Assim, o Presidente do Banco Central deve enviar uma carta pública para o Ministério da Fazenda dando esclarecimentos sobre o motivo do não cumprimento da meta.

  • Foto: Divulgação/Google MapsProjeção de inflação cai juntamente com estimativa do PIB, conforme Banco Central.Projeção de inflação cai juntamente com estimativa do PIB, conforme Banco Central.

Em comparação com a semana passada, quando o levantamento apresentou um IPCA de 3,08%, a projeção para inflação retraiu em 0,11%.

O IPCA esperado para 2018 também reduziu em relação à semana anterior. O mercado financeiro espera que a inflação alcance o índice de 4,08%, contra os 4,12% no penúltimo boletim Focus.

Taxa de Juros e PIB

A Taxa Selic esperada para o fim deste ano e para 2018 alcançaram o índice em 7 pontos percentuais. Ambas a projeções registraram o mesmo valor na semana anterior.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas nacionais em um ano, a projeção para 2017 aumenta para 0,68%, contra os 0,6% registrados no penúltimo levantamento do BCB. Em 2018, o mercado financeiro espera que o PIB cresça em 2,3%.

Facebook
Veja também