Viagora

Inquérito contra Ciro Nogueira e Progressistas volta a Fachin

O parlamentar está sendo investigado junto com outros membros do Progressistas. O inquérito foi aberto em setembro do ano passado pelo ministro do STF, Edson Fachin.

O inquérito aberto no STF contra o senador Ciro Nogueira e membros do Progressistas (antigo PP), instaurado para investigar uma “organização criminosa” instalada dentro do partido, voltou para o relator, ministro Edson Fachin, nessa quarta-feira (17).

O parlamentar e correligionários estão sendo investigados pela suposta prática do crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por meio de repasses indevidos de recursos pelo Grupo Empresarial Queiroz Galvão.

  • Foto: Marcos OliveiraSenador Ciro Nogueira (PP-PI)Senador Ciro Nogueira (PP-PI)

No mês de setembro do ano passado, o ministro do STF, Edson Fachin, decidiu abrir inquérito para investigar o caso. Ciro Nogueira teria recebido R$ 1,6 milhão junto com outros três congressistas. A denúncia foi feita pelo ex-Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.

Edson determinou o prazo de 15 dias para apresentação de respostas pelos acusados, a contar do dia 26 de setembro, data da abertura do inquérito. Os réus apresentaram defesa e o inquérito retornou à PGR para análise das alegações.

Foi determinado o prazo de cinco dias para que a Procuradoria Geral analisasse as defesas e retornasse a conclusão para o Supremo. Em seguida, a Polícia Federal cumpriu algumas diligências solicitadas pela PGR.  O Juízo da 09ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro também prestou informações no processo, que agora aguarda despacho do ministro Fachin. 

Facebook
Veja também