Viagora

Inspeção do TCE flagra remédios vencidos em hospitais no Piauí

O Tribunal de Contas esteve fiscalizando as unidades nessa quarta-feira (04) e constatou diversas deficiências que atrapalham a prestação do serviço de saúde à comunidade.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), realizou umafiscalização em hospitais públicos do estado nessa quarta-feira (04)e flagrou irregularidades nas unidades de saúde.

De acordo com a diretora de fiscalização estadual do TCE-PI, Liana Melo, foi constatado deficiências que atrapalham a devida prestação desse serviço à comunidade, até mesmo medicamentos vencidos foram encontrados durante as inspeções.

  • Foto: Hélio Alef/ViagoraTribunal de Contas do EstadoTribunal de Contas do Estado

“Notamos que há um número de medicamentos vencidos nos hospitais que foram visitados, alguns problemas também na infraestrutura e ausência de controle visto que o quantitativo de medicamentos existentes no sistema não correspondiam àqueles que foram identificados em loco. Problemas na limpeza dos hospitais, há equipamentos que estão em desuso por falta de manutenção ou por falta de um profissional especializado para fazer o uso do mesmo, entre outros problemas”, relatou a diretora em entrevista à TV Cidade Verde.

O superintendente de Assistência à Saúde (Sesapi), Alderico Tavares, disse que o órgão acompanhou todas as visitas do TCE e que está aguardando o relatório final de tudo que foi inspecionado.

“A posição da Sesapi é aguardar todos os relatórios. Nós estivemos acompanhando essa fiscalização ordenada e todas as unidades hospitalares irão receber o seu relatório final do TCE, bem como a secretaria ainda vai receber o consolidado dos 30 hospitais. Vamos fazer o comparativo do relatório do TCE com os nossos relatórios que são os da vigilância, planos operativos, licitações existentes, a questão dos equipamentos também. Por fim, vamos elaborar um plano operativo para tirar essas não conformidades existentes encontradas pelo Tribunal de Contas”, explicou.

A diretora de fiscalização do TCE afirma que também deve ser marcado uma nova visita depois de tudo protocolado, para assegurar que as irregularidades foram corrigidas.

“Nosso grande objetivo é trazer melhoria na área da saúde. O intuito é que posteriormente possa haver um retorno à esses hospital para verificar se essas irregularidades foram corrigidas de forma a melhorar a prestação do serviço público”, finalizou Liana.

Fiscalização

Cerca de 70 agentes de fiscalização averiguaram “in loco”, de forma surpresa e em regime de força-tarefa, a situação de todos os 30 hospitais estaduais localizados em 23 municípios do Piauí, simultaneamente.

Facebook
Veja também