Viagora

INSS já concedeu 13,7 mil benefícios automaticamente após mudanças

Agora os benefícios de aposentadoria por idade e salário-maternidade somente podem ser pedidos pela internet.

Desde o dia 21 de maio, mais de 13 mil pessoas receberam benefícios previdenciários sem necessitar ir presencialmente a um agência. A partir dessa data, o Instituto Nacional do Seguro Social mudou a forma de solicitação dos benefícios de aposentadoria por idade e salário-maternidade.

O INSS já concedeu, até o momento, cerca de 8.000 Aposentadorias por Idade e outros 5.700 salários-maternidade. O percentual de concessão em relação ao total de pedidos ficou em torno de 20% para a aposentadoria.

Com as mudanças, o segurado só vai a agência se for chamado. Ao acessar o Meu INSS (inss.gov.br) ou ligar para o 135, ao invés de agendar uma data para ser atendido, o segurado recebe o número do protocolo de requerimento, sem a etapa do agendamento. E nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, é possível então a concessão automática do benefício.

Já no dia 22 do mês passado, o INSS divulgou mudanças também ao benefício de aposentadoria por tempo de contribuição. Esse benefício pode ser concedido automaticamente, embora ainda precise de agendamento nos casos em que a concessão automática não for possível. No total, já foram concedidos 226 benefícios dessa espécie automaticamente.

Facebook
Veja também