Viagora

“Investindo três vezes mais”, diz Dr. Pessoa sobre gastos com Covid

O prefeito destacou que ele está cobrando dos poderes Federal e Estadual ajuda para haver novamente equilíbrio nos gastos com a saúde na capital.

Na manhã desta terça-feira (22), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, informou ao Viagora que os gastos com saúde devido a Covid-19 no município já ultrapassam os 15% que a legislação obriga ao poder público da esfera municipal a gastar com a saúde.

O prefeito esclarece que essa porcentagem já chega a quase 44%, e que por isso há um desequilíbrio.

“Nós fomos à Brasília para ver se consegue mais alguma coisa, que tá tendo um desequilíbrio, o município de Teresina tá investindo 43.58%, e a constituição diz que o direito é 15%, ou seja, três vezes mais”, destacou.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraPrefeito de Teresina, Dr. PessoaPrefeito de Teresina, Dr. Pessoa

Dr. Pessoa pontuou que o Governo Federal tratava a pandemia da Covid-19 de maneira mais ampla, ajudando os estados e municípios no combate a doença, mas que atualmente não vem sendo assim.

“A Covid é uma coisa que ninguém esperava, até o ano passado o Governo Federal tratava isso de maneira mais ampliada, que era ajudando o estado e municípios, atualmente essa coisa fugiu. Lógico tem aquelas ajudas, aqueles compromissos que tá na constituição de transferência do dinheiro para o gasto da Covid e para o gasto da saúde de modo geral”, declarou.

Conforme o gestor municipal, há uma dívida do Governo Estadual com a prefeitura, e destaca que ele está cobrando dos poderes Federal e Estadual ajuda para haver novamente equilíbrio nos gastos com a saúde na capital.

“Tanto o Governo Federal que nós fomos atrás, pra equilíbrio, como o Governo Estadual que está nos devendo para ajustar esse equilíbrio. Por tanto cobramos do Governo Federal, mas também cobramos do Governo Estadual”, pontuou.

Facebook
Veja também