Viagora

Irregularidades são constatadas em sala de raio-X de UPA em Teresina

A Unidade de Pronto Atendimento fica localizada no bairro Renascença, zona Sudeste da capital

Foi constatado durante uma inspeção realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária, diversas irregularidades no funcionamento da sala de raio-X da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Renascença, em Teresina. O Ministério Público expediu recomendação no último dia 28 de fevereiro.

De acordo com informações do Ministério Público do Piauí, procedimentos de raio-x estão sendo feitos sem a devida proteção, e sem a licença atualizada da Vigilância Sanitária, colocando em risco a saúde das pessoas.

Após reconhecer as irregularidades decorrentes no local, o Ministério Público decidiu expedir uma recomendação administrativa ao presidente da Fundação Municipal de Saúde, Silvio Mendes, e a diretora da UPA, Gina Nogueira, para que tomem as devidas providências.

Em maio de 2017, FMS chegou a suspender os serviços de radiologia na unidade de saúde, por conta de uma denúncia de vazamento de radiação da sala de raio-x feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm).

Foi recomendado que as autoridades responsáveis realizem em no máximo 30 dias a atualização da licença sanitária do local, a realização de um protocolo escrito de higienização dos equipamentos e de vestimentas, e também a utilização de aventais de proteção para os exames realizados na sala de raio-x.

  • Foto: Ascom/PMTUPA do RenasceçaUPA do Renasceça

Caso a recomendação for descumprida no prazo estabelecido, serão tomadas as medidas judiciais necessárias por meio do Ministério Público do Estado.

A assessoria da FMS informou que o órgão ainda não foi notificado oficialmente sobre o caso.

Facebook
Veja também