Viagora

Jair Bolsonaro se reúne com presidentes sul-americanos no Chile

O chefe do Poder Executivo brasileiro se reúne com presidentes de Argentina, Peru, Colômbia, Paraguai, Equador e Chile, conforme divulgado pelo Palácio do Planalto.

Nesta sexta-feira (22), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), cumpre em Santiago, capital do Chile, mais um dia de agenda internacional. No final da manhã, ele se reunirá com presidentes de seis país sul-americanos na Cúpula Presidencial de Integração Sul-Americana.

Além do chefe do Poder Executivo brasileiro, participam do encontro os presidentes de Argentina, Peru, Colômbia, Paraguai, Equador e Chile, conforme divulgado pelo Palácio do Planalto.

  • Foto: Divulgação/Presidência da RepúblicaJair Bolsonaro (PSL) cumpre agenda internacional no Chile.Jair Bolsonaro (PSL) cumpre agenda internacional no Chile.

O destaque do encontro será o lançamento do Prosul, nova comunidade de países latino-americanos que deverá substituir a União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O Prosul será formado por 12 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.

Ontem (21), ao desembarcar na capital chilena, Bolsonaro destacou a criação do novo grupo de países e enfatizou compromissos com democracia e liberdade no subcontinente.

“É uma satisfação visitar o Chile, tenho profundo respeito pelo povo chileno, pelo presidente Piñera. Trataremos de assuntos de interesse dos nossos países, esse é o grande objetivo da nossa viagem, além de, com toda certeza, selarmos aqui o fim da Unasul. A América Latina toda deve se unir em cima do termo democracia, liberdade e prosperidade”, afirmou.

O encontro de líderes sul-americanos prevê uma declaração conjunta à imprensa no início da tarde, seguida de almoço oferecido aos chefes de Estado pelo presidente anfitrião, Sebastian Piñera. Bolsonaro deverá conceder entrevista exclusiva a um veículo de imprensa do Chile.

Integram a comitiva os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), além dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Hélio Lopes (PSL-RJ).

Mais conteúdo sobre:

Jair Bolsonaro

Facebook
Veja também